domingo, 4 de novembro de 2012

Português - Agrup 04 ( Aulas 08,09 e 10)


SESI / NOVO TELECURSO  /  Profª Claudia Rocha  
LINGUAGEM: PORTUGUÊS      (Agrupamento 04 - Aulas 08, 09 e 10) 

Aulas 08, 09 e 10 – Em outras palavras... Nestas aulas vimos que assim como as RETICÊNCIAS ( ... ) existem outras marcas a que chamamos SINAIS DE PONTUAÇÃO, que servem para várias coisas. Vejamos:

*VÍRGULA ( , ) separa a palavra ou parte de frases dentro de uma frase:
Exemplo: A jovem resolve pedir um tempo aos pais, irmãos, tios..
* PONTO ( . ) indica final de frase:
Exemplo: Vai direto para o lugar citado no anúncio.
*TRAVESSÃO ( __ ) serve, na cenatexto, para indicar a fala de alguém:
Exemplo:  __ Será que eu vou conseguir o emprego?
*DOIS-PONTOS ( : ) indicam que em seguida, vem uma citação ou explicação:
Exemplo: E encontra o anúncio:  “Precisa-se de moça educada”
*PONTO DE INTERROGAÇÃO (?) é usado para fazer perguntas:
Exemplo: O que acontecerá? Como serei tratada?
*ASPAS( “ ” ) indicam a fala de alguém, destacam palavras ou citações.
Exemplo: No jornal ela encontra o anúncio: “Precisa-se de moça educada”
*PONTO DE EXCLAMAÇÃO ( ! ) indica ordem, espanto ou surpresa:
Exemplo: __ Que azar, este pneu vai estourar logo agora!
*PONTO E VÍRGULA ( ; ) é uma pausa que separa frases:
Exemplo: Com a língua, compramos e vendemos; pedimos e atendemos.
*PARENTESES ( ( ) ) servem para isolar comentários:
Exemplo: É a ambulância (branca e cruz vermelha), que passa pelas ruas com sua sirene.

TELEGRAMA - É o nome dado a toda comunicação expedida por meio de telegrafia, telex, etc. Por seu alto custo, vem sendo substituído, progressivamente, pelo fax e pelo e-mail, que são meios mais modernos e eficientes de transmissão, devendo-se, por isso, restringir o seu uso a mensagens urgentes que não possam ser enviadas de outro modo ou quando se precisa da confirmação identificada de recebimento.
>Não há estrutura rígida para o telegrama, que, contudo, deve pautar-se pela concisão e adequar-se aos formulários disponíveis nas agências dos Correios e em sua página na Internet. Modernamente, vem caindo em desuso a linguagem abreviada (apropriadamente qualificada de "telegráfica"), dando ela lugar ao texto corrido comum, devendo este, portanto, ser redigido com pontuação e acentuação normais. Os telegramas normalmente são curtos, porque se paga por palavra escrita. Separa-se o fundamental dentro do que se pretende transmitir, criando uma mensagem enxuta, de fácil compreensão, vírgulas não são usadas em telegramas. Entretanto a ausência pode ocasionar um problema para compreensão da mensagem.

ANÚNCIO  é uma informação publicada em um jornal ou  revistas que faz uma propaganda, um pedido, ou outros tipos de comunicação que interesse ao público em geral, necessitando ou não de uma resposta para o autor. Em jornais impressos e revistas, além de websites, os anúncios podem ser publicados junto ao conteúdo editorial ou em seções separadas, denominadas Classificados. Já na televisão e no rádio, os anúncios são normalmente veiculados durante os intervalos da programação. Nas empresas jornalísticas, os anúncios são gerenciados e negociados pelo Departamento Comercial, que funciona à parte - porém em contato - da redação (os jornalistas propriamente ditos). Nas sociedades capitalistas industrializadas, a publicidade é a principal fonte de sustentação financeira das empresas jornalísticas. Este modelo, teoricamente, garantiria a independência da imprensa em relação aos governos e poderes políticos locais, ainda que, por outro lado, crie uma dependência dos interesses comerciais dos próprios anunciantes.



Queridos alunos...  Esse material impresso é um complemento, um resumo bem sintetizado que preparei para vocês. É de extrema importância à leitura dos textos do livro “Novo TELECURSO – PORTUGUÊS – Ensino Fundamental”. Lembre-se: Não deixe para o amanhã o que se pode fazer hoje.          Um grande abraço.              Profª Claudia Rocha.



SESI / NOVO TELECURSO  /  Profª Claudia Rocha 
LINGUAGEM: PORTUGUÊS      (Agrupamento 04 - Aula 08, 09 e 10) 

ATIVIDADE DO LIVRO – Aula 10 - pág. 56 (Individual)

1) Propor um ANÚNCIO, nas duas direções: REDUZA o anúncio maior e AMPLIE o menor.

Vendo um excelente apartamento localizado no bairro de Engenho Novo. O imóvel, avaliado em 80 mil reais, encontra-se vazio e conta com os seguintes compartimentos: sala, varanda, 2 quartos e 2 banheiros. Ao proprietário, é garantido o direito de ocupar uma vaga na garagem do prédio. Aguardo contatos dos interessados pelo telefone 0200-2000.

Pálio ELX 96 – Vermelho met., 4 ptas., dir. hidráulica, lig. lev. fin., tel. 4331-2000

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ATIVIDADE COMPLEMETAR  - SINAIS DE PONTUAÇÃO – ( Em grupos)
 

4. Use a VÍRGULA para separar as palavras nas enumerações ou listas.

a) Você já se imaginou andando ao longo de ruas só vendo pedras prédios carros ônibus caminhões e lojas

b) A televisão o rádio os jornais e as revistas são poderosos meios de comunicação.

c) Trabalhe cumpra sua tarefa.

d) Pare com tudo deixe isso para amanhã.

5) (Aula 08) Observe as frases a seguir. Preste muita atenção á pontuação de cada uma. As diferenças de pontuação refletem que elas acontecem em situações diversas e têm sentidos bem diferentes. Escolha uma delas e, com o seu grupo, imagine uma situação em que, em algum momento, possa aparecer uma frase como a escolhida.

a) Não. Quero ir ao cinema.                                                             c) Não quero ir ao cinema???
b) Não quero ir ao cinema.                                                               d) Não quero ir ao cinema!!!

6) (Aula 09) Vimos que uma das formas de criar palavras é acrescentar uma terminação (SUFIXO) a uma RAIZ. Com as palavras abaixo monte outras, usando um dos SUFIXOS: -ISTA  ou –LOGO. Depois escolha uma e faça uma frase com ela.

a) alegria         b) arte       c) bicicleta            d) biologia       e) calo             f) cardiologia              g) garagem
   h) geologia      i) óculo         j) odontologia      k) ótimo         l) pára-quedas          m) sociologia

7) (Aula 09) Com o SUFIXO –ISTA, construa as denominações dos profissionais que tocam os seguintes instrumentos musicais:

a) flauta          b) piano           c) saxofone       d) bateria       e) clarineta       f) trompete        g) violino
    h) violoncelo           i) harpa           j) órgão

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