SESI / NOVO TELECURSO
/ Profª Claudia Rocha
LINGUAGEM: PORTUGUÊS (Agrupamento 04 - Aulas 08, 09 e 10)
Aulas 08, 09 e 10 – Em
outras palavras... Nestas aulas vimos que assim como as RETICÊNCIAS ( ... ) existem outras
marcas a que chamamos SINAIS DE
PONTUAÇÃO, que servem para várias coisas. Vejamos:
*VÍRGULA ( , ) separa a palavra ou parte de frases dentro
de uma frase:
Exemplo:
A jovem resolve pedir um tempo aos pais,
irmãos, tios..
* PONTO ( . ) indica final de frase:
Exemplo:
Vai direto para o lugar citado no
anúncio.
*TRAVESSÃO
( __ )
serve, na cenatexto, para indicar a fala de alguém:
Exemplo: __ Será
que eu vou conseguir o emprego?
*DOIS-PONTOS
( : )
indicam que em seguida, vem uma citação ou explicação:
Exemplo: E encontra o anúncio: “Precisa-se de moça educada”
*PONTO
DE INTERROGAÇÃO (?)
é usado para fazer perguntas:
Exemplo:
O que acontecerá? Como serei tratada?
*ASPAS(
“ ” )
indicam a fala de alguém, destacam palavras ou citações.
Exemplo:
No jornal ela encontra o anúncio:
“Precisa-se de moça educada”
*PONTO
DE EXCLAMAÇÃO ( ! )
indica ordem, espanto ou surpresa:
Exemplo:
__ Que azar, este pneu vai estourar logo
agora!
*PONTO
E VÍRGULA ( ; )
é uma pausa que separa frases:
Exemplo:
Com a língua, compramos e vendemos;
pedimos e atendemos.
*PARENTESES
( ( ) ) servem para isolar
comentários:
Exemplo:
É a ambulância (branca e cruz vermelha),
que passa pelas ruas com sua sirene.
TELEGRAMA
- É
o nome dado a toda comunicação expedida por meio de telegrafia, telex, etc. Por
seu alto custo, vem sendo substituído, progressivamente, pelo fax e pelo
e-mail, que são meios mais modernos e eficientes de transmissão, devendo-se,
por isso, restringir o seu uso a mensagens urgentes que não possam ser enviadas
de outro modo ou quando se precisa da confirmação identificada de recebimento.
>Não há estrutura rígida para o telegrama, que, contudo, deve pautar-se pela concisão e adequar-se aos formulários disponíveis nas agências dos Correios e em sua página na Internet. Modernamente, vem caindo em desuso a linguagem abreviada (apropriadamente qualificada de "telegráfica"), dando ela lugar ao texto corrido comum, devendo este, portanto, ser redigido com pontuação e acentuação normais. Os telegramas normalmente são curtos, porque se paga por palavra escrita. Separa-se o fundamental dentro do que se pretende transmitir, criando uma mensagem enxuta, de fácil compreensão, vírgulas não são usadas em telegramas. Entretanto a ausência pode ocasionar um problema para compreensão da mensagem.
>Não há estrutura rígida para o telegrama, que, contudo, deve pautar-se pela concisão e adequar-se aos formulários disponíveis nas agências dos Correios e em sua página na Internet. Modernamente, vem caindo em desuso a linguagem abreviada (apropriadamente qualificada de "telegráfica"), dando ela lugar ao texto corrido comum, devendo este, portanto, ser redigido com pontuação e acentuação normais. Os telegramas normalmente são curtos, porque se paga por palavra escrita. Separa-se o fundamental dentro do que se pretende transmitir, criando uma mensagem enxuta, de fácil compreensão, vírgulas não são usadas em telegramas. Entretanto a ausência pode ocasionar um problema para compreensão da mensagem.
ANÚNCIO é uma informação
publicada em um jornal
ou revistas que faz uma propaganda,
um pedido, ou outros tipos de comunicação que interesse ao público em geral,
necessitando ou não de uma resposta para o autor. Em jornais impressos e revistas,
além de websites,
os anúncios podem ser publicados junto ao conteúdo editorial ou em seções
separadas, denominadas Classificados. Já na televisão
e no rádio, os anúncios são normalmente veiculados
durante os intervalos da programação. Nas empresas jornalísticas, os anúncios
são gerenciados e negociados pelo Departamento
Comercial, que funciona à parte - porém em contato - da redação (os jornalistas
propriamente ditos). Nas sociedades capitalistas
industrializadas, a publicidade é a principal
fonte de sustentação financeira das empresas jornalísticas. Este modelo,
teoricamente, garantiria a independência da imprensa
em relação aos governos
e poderes políticos locais, ainda que, por outro lado, crie uma dependência dos
interesses comerciais dos próprios anunciantes.
Queridos alunos... Esse material impresso é um complemento, um
resumo bem sintetizado que preparei para vocês. É de extrema importância à
leitura dos textos do livro “Novo TELECURSO – PORTUGUÊS – Ensino Fundamental”.
Lembre-se: Não deixe para o amanhã o que se pode fazer hoje. Um grande abraço. Profª Claudia Rocha.
SESI / NOVO TELECURSO / Profª Claudia Rocha
LINGUAGEM: PORTUGUÊS (Agrupamento 04 - Aula 08, 09 e 10)
ATIVIDADE DO LIVRO – Aula 10 - pág. 56 (Individual)
1) Propor um ANÚNCIO, nas duas direções: REDUZA o anúncio maior e AMPLIE o menor.
Vendo
um excelente apartamento localizado no bairro de Engenho Novo. O imóvel,
avaliado em 80 mil reais, encontra-se vazio e conta com os seguintes
compartimentos: sala, varanda, 2 quartos e 2 banheiros. Ao proprietário, é
garantido o direito de ocupar uma vaga na garagem do prédio. Aguardo contatos
dos interessados pelo telefone 0200-2000.
Pálio
ELX 96 – Vermelho met., 4 ptas., dir. hidráulica, lig. lev. fin., tel. 4331-2000
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ATIVIDADE COMPLEMETAR - SINAIS DE
PONTUAÇÃO – ( Em grupos)
4. Use a VÍRGULA para separar as palavras nas enumerações ou listas.
a) Você
já se imaginou andando ao longo de ruas só vendo pedras prédios carros ônibus
caminhões e lojas
b) A
televisão o rádio os jornais e as revistas são poderosos meios de comunicação.
c)
Trabalhe cumpra sua tarefa.
d) Pare
com tudo deixe isso para amanhã.
5) (Aula 08) Observe as frases a seguir. Preste muita atenção á
pontuação de cada uma. As diferenças de pontuação refletem que elas acontecem
em situações diversas e têm sentidos bem diferentes. Escolha uma delas e, com o
seu grupo, imagine uma situação em que, em algum momento, possa aparecer uma
frase como a escolhida.
a) Não. Quero ir ao cinema. c) Não quero ir ao cinema???
b) Não quero ir ao cinema. d) Não quero ir ao cinema!!!
6) (Aula 09) Vimos que uma das formas de criar palavras é acrescentar
uma terminação (SUFIXO) a uma RAIZ. Com as palavras abaixo monte outras, usando um dos SUFIXOS: -ISTA ou
–LOGO.
Depois escolha uma e faça uma frase com ela.
a) alegria b) arte c) bicicleta d)
biologia e)
calo f)
cardiologia g) garagem
h)
geologia i)
óculo j)
odontologia k) ótimo l) pára-quedas m) sociologia
7) (Aula 09) Com o SUFIXO –ISTA, construa as
denominações dos profissionais que tocam os seguintes instrumentos musicais:
a) flauta b) piano c)
saxofone d) bateria e) clarineta f) trompete g) violino
h) violoncelo i) harpa j) órgão
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