domingo, 4 de novembro de 2012

Português - Agrup 07 (Aulas 15,16 e 17)


SESI / NOVO TELECURSO  /  Profª Claudia Rocha  
LINGUAGEM: PORTUGUÊS      (Agrupamento 07 - Aulas 15, 16 e 17) 

Aulas 15, 16 e 17 – O que foi que eu disse? Nestas aulas já estamos falando em formas de cumprimentar, em que são usados alguns PRONOMES DE TRATAMENTO, saiba que existe uma expressão chamada forma de tratamento para indicar aquelas palavras com que nos dirigimos a uma outra pessoa. Por exemplo: senhor, senhora, excelência e assim por diante. Dependendo do grau de intimidade, do tipo de relacionamento ou da formalidade da situação, nós mudamos o nosso tratamento para com as pessoas. Para expressar essas relações, podemos empregar diversas formas de tratamento, ou seja, podemos indicar respeito, cortesia ou cerimônia. Veja no quadro abaixo alguma dessas possibilidades:
  • VOCÊ à Tratamento familiar que também pode ser substituído por TU.
  • SENHOR/ SENHORA à Tratamento respeitoso.
  • VOSSA SENHORIA à Tratamento cerimonioso, formal, muito utilizado em cartas comerciais.
  • VOSSA EXCELENCIA à Tratamento para autoridades em geral.


SUBSTANTIVOS COLETIVOS que são aqueles que indicam um conjunto de seres, objetos, coisas do mesmo tipo. Vimos também situações em que foi necessária a transmissão de recados. O bilhete é um meio de comunicação escrita. Um bilhete tem as seguintes partes.

..................................................................................................................................................


JORGE à destinatário

Sábado, as nove horas, nossa turma vai jogar no campo do Satélite. Precisamos de você para defender o nosso gol. Telefone-me esta noite para confirmar. (mensagem – o que queremos dizer)
Ate a noite à despedida
Oscar à assinatura
10/05/07 à data 
...................................................................................................................................................................

MEMORANDO – Na cena texto, deu inicio a um namoro. Quando falamos em namoro, normalmente pensamos em comunicação informal, linguagem coloquial. Percebemos que, para estabelecer e manter a relação dos atores (Paulo e Vírginia) tiveram de utilizar a linguagem de diferentes formas, com diferentes objetivos. Por isso, Vírginia foi cerimoniosa e até formal quando desejava uma aproximação – e o seu “eu” transformou-se em “nós”. Esta é uma questão de estilo. No dia-a-dia, na conversa entre amigos, dizemos sempre a gente no lugar do pronome nós. Não há problema nisso, mas essas duas formas são usadas em contextos diferentes: a gente é usado em situações informais e nós em situações mais formais. Na nossa comunicação informal, no dia-a-dia, podemos usar outra linguagem, mas na escrita mais cuidada, elaborada e formal, as expressões podem variar. Veja, por exemplo, que Luís diz na Cenatexto: “ –Eu acho que pra melhorar a qualidade do produto, deve melhorar a qualidade da mão-de-obra.” Nesse caso temos a palavra pra, que normalmente é dita assim só na fala, mas quando se escreve deve-se pôr para. A mesma coisa no caso de Virginia, que diz: “ – bom. A gente se encontra depois do trabalho, hoje a noite.” A palavra tá, muito usada na fala, corresponde a está, que vem do verbo estar. Assim, há outras palavras, como: prum = para um / pro = para o / né? = não é?  



Queridos alunos...  Esse material impresso é um complemento, um resumo bem sintetizado que preparei para vocês. É de extrema importância à leitura dos textos do livro “Novo TELECURSO – PORTUGUÊS – Ensino Fundamental”. Lembre-se: Não deixe para o amanhã o que se pode fazer hoje.          Um grande abraço.              Profª Claudia Rocha.


SESI / NOVO TELECURSO  /  Profª Claudia Rocha  
LINGUAGEM: PORTUGUÊS      (Agrupamento 07 - Aulas 15, 16 e 17) 


ATIVIDADE DO LIVRO – AULA 16 – REESCRITURA - Exercício 3 (pág. 88) -Agora, escreva bilhetes: Convide um amigo ou amiga para sua festa de aniversário.


Nenhum comentário: