SESI / NOVO TELECURSO
/ Profª Claudia Rocha
LINGUAGEM: PORTUGUÊS (Agrupamento 07 - Aulas 15, 16 e 17)
Aulas 15, 16 e 17 – O que foi que eu disse? Nestas aulas já
estamos falando em formas de cumprimentar, em que são usados alguns PRONOMES DE TRATAMENTO, saiba
que existe uma expressão chamada forma de tratamento para indicar aquelas
palavras com que nos dirigimos a uma outra pessoa. Por exemplo: senhor,
senhora, excelência e assim por diante. Dependendo do grau de intimidade, do
tipo de relacionamento ou da formalidade da situação, nós mudamos o nosso
tratamento para com as pessoas. Para expressar essas relações, podemos empregar
diversas formas de tratamento, ou seja, podemos indicar respeito, cortesia ou
cerimônia. Veja no quadro abaixo alguma dessas possibilidades:
- VOCÊ
à Tratamento familiar que também
pode ser substituído por TU.
- SENHOR/
SENHORA à Tratamento
respeitoso.
- VOSSA
SENHORIA à Tratamento
cerimonioso, formal, muito utilizado em cartas comerciais.
- VOSSA
EXCELENCIA à Tratamento para
autoridades em geral.
SUBSTANTIVOS
COLETIVOS
que são aqueles que indicam um conjunto de seres, objetos, coisas do mesmo
tipo. Vimos também situações em que foi necessária a transmissão de recados. O
bilhete é um meio de comunicação escrita. Um bilhete tem as seguintes partes.
.................................................................................................................................................. |
JORGE à destinatário
Sábado, as
nove horas, nossa turma vai jogar no campo do Satélite. Precisamos de você para
defender o nosso gol. Telefone-me esta noite para confirmar. (mensagem – o que queremos dizer)
Ate a noite à
despedida
Oscar à
assinatura
MEMORANDO – Na cena texto, deu
inicio a um namoro. Quando falamos em namoro, normalmente pensamos em
comunicação informal, linguagem coloquial. Percebemos que, para estabelecer e
manter a relação dos atores (Paulo e Vírginia) tiveram de utilizar a linguagem
de diferentes formas, com diferentes objetivos. Por isso, Vírginia foi
cerimoniosa e até formal quando desejava uma aproximação – e o seu “eu”
transformou-se em “nós”. Esta é uma questão de estilo. No dia-a-dia, na conversa entre amigos, dizemos
sempre a gente no lugar do pronome nós. Não há problema
nisso, mas essas duas formas são usadas em contextos diferentes: a
gente é usado em situações informais e nós em situações mais
formais. Na nossa comunicação informal, no dia-a-dia, podemos usar outra
linguagem, mas na escrita mais cuidada, elaborada e formal, as expressões podem
variar. Veja, por exemplo, que Luís diz na Cenatexto: “ –Eu acho que pra melhorar
a qualidade do produto, deve melhorar a qualidade da mão-de-obra.” Nesse caso
temos a palavra pra, que normalmente é dita assim só na fala, mas quando se
escreve deve-se pôr para. A mesma coisa no caso de Virginia, que diz: “ – Tá
bom. A gente se encontra depois do trabalho, hoje a noite.” A palavra tá, muito usada na fala, corresponde a está,
que vem do verbo estar. Assim, há outras palavras, como: prum = para um / pro = para o / né? = não é?
Queridos alunos... Esse material impresso é um complemento, um
resumo bem sintetizado que preparei para vocês. É de extrema importância à
leitura dos textos do livro “Novo TELECURSO – PORTUGUÊS – Ensino Fundamental”.
Lembre-se: Não deixe para o amanhã o que se pode fazer hoje. Um grande abraço. Profª Claudia Rocha.
SESI / NOVO TELECURSO
/ Profª Claudia Rocha
LINGUAGEM: PORTUGUÊS (Agrupamento 07 - Aulas 15, 16 e 17)
ATIVIDADE DO LIVRO – AULA 16 – REESCRITURA - Exercício 3 (pág. 88) -Agora, escreva bilhetes: Convide um amigo ou
amiga para sua festa de aniversário.
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