domingo, 4 de novembro de 2012

Português - Agrup 13 (Aula 31)


SESI / NOVO TELECURSO  /  Profª Claudia Rocha  
LINGUAGEM: PORTUGUÊS    (Agrupamento 13 – Aula 31) 

Aula 31 – Gente das palavras diz isso cantando! -   
Na aula passada você já viu que a história se modifica conforme quem está contando. O Severino usou a 1ª pessoa (eu), para nos levar a ver as coisas como ele as viu. O Manecão também usou a 1ª pessoa, e nos permitiu conhecer a visão dele sobre as coisas. Cada um apresentou um ponto de vista diferente. Mas será que não dava para contar essa historia de outra maneira? É claro que sim! Vimos que o repórter não usa a 1ª pessoa, para não pensarem que aquilo que ele diz é a expressão do eu dele. Quer que todos pensem que ele está sendo objetivo, imparcial. Por isso usa a 3ª pessoa (ele, eles), para dar a impressão de objetividade. Para que a historia coubesse em um pequeno espaço no jornal, foi preciso fazer um RESUMO. Ele colocou na noticia apenas o que achou essencial: QUEM? – Sambistas e outros foliões / O QUE?  - O incêndio de um carro alegórico. / QUANDO? - Na 3ª feira gorda de carnaval. / COMO? – Com chamas de grandes proporções. / ONDE? – Na avenida dos desfiles. / POR QUE? – Um curto-circuito no sistema de iluminação. Mas é possível escrever essa noticia de outras maneiras, valorizando cada um dos elementos: QUEM? QUANDO? COMO? ONDE? POR QUE?O QUE faz parte de todas as narrativas, pois , sem ele, não haveria história. 


Ronda
Paulo Vanzolini
Composição: Paulo Vanzolini
De noite eu rondo a cidade
A te procurar sem encontrar
No meio de olhares espio em todos os bares
Você não está
Volto pra casa abatida
Desencantada da vida
O sonho alegria me dá
Nele você não está
Ah, se eu tivesse quem bem me quisesse
Esse alguém me diria
Desiste, esta busca é inútil
Eu não desistia
Porém, com perfeita paciência
Volto a te buscar
Hei de encontrar
Bebendo com outras mulheres
Rolando um dadinho
Jogando bilhar
E neste dia então
Vai dar na primeira edição
Cena de sangue num bar
Da avenida São João




Volta Por Cima
Paulo Vanzolini
Composição: Paulo Vanzolini
Chorei, não procurei esconder
Todos viram, fingiram
Pena de mim, não precisava
Ali onde eu chorei
Qualquer um chorava
Dar a volta por cima que eu dei
Quero ver quem dava
Um homem de moral não fica no chão
Nem quer que mulher
Venha lhe dar a mão
Reconhece a queda e não desanima
Levanta, sacode a poeira
E dá a volta por cima 




Paulo Vanzolini é o compositor da letra e a da música de Ronda. São desse zoólogo discreto e competente os magníficos versos de amargura passional de uma das mais conhecidas canções da música popular brasileira. Ele nos fala que Ronda é música do final da década de 1940, feita quando freqüentava botequins e bordéis da noite paulistana, e ainda era estudante de medicina e boêmio. E foi dos bordéis que veio a inspiração. Ronda é a história comum de uma prostituta abandonada, que percorre os bares a procura do amante. Entre paixão, ciúme e sede de vingança, promete, ao encontrá-lo, um desfecho passional e sangrento.
...........................................................................................................................................................


Lembre-se este é apenas um resumo. É de extrema importância vir às aulas, assistir as fitas, ler o livro pertinente às aulas, fazer os exercícios e tirar suas dúvidas com a Profª Orientadora de Aprendizado. Não falte na próxima aula, sua presença é fundamental para um melhor aprendizado!
Profª Claudia Rocha
 ............................................................................................................................................................

ATIVIDADES

1) Agora, experimente você escrever uma noticia. Leia aqui a forma inicial e, depois, prossiga:

O principal destaque de uma escola de samba desequilibrou-se e caiu do alto de um carro alegórico, quebrando uma perna e um braço, em mais um triste acidente deste carnaval.

Reescreva a noticia de forma diferente, valorizando: Quem? Quando? Como? Onde? Por quê?

2) Você viu o que significa a expressão dar a volta por cima, consagrada por Paulo Vanzolini. Conte uma situação em que você (ou alguém conhecido) deu a volta por cima.

3) Para você, quem é mais importante e contribuiu mais apara a sociedade: o cientista ou o artista? O poeta ou o zoólogo? Defenda sua opinião.

4) Hoje, já não há boêmios como antigamente. Que motivos vocês daria para essa acentuada redução da boemia (ou boêmia, como ainda dizem alguns)?

5) É hora de dizer cantando, de lembrar outras canções do tipo Ronda e Dar a volta por cima; dessas que todo mundo canta em serestas. Escreva as letras daquelas que lembrar, mostre aos amigos e colegas, troquem as músicas e, depois, cantem juntos, mesmo desafinando, para melhor sentir e curtir a poesia e a música popular brasileira. Vamos, todos juntos, dizer cantando.


Nenhum comentário: