domingo, 4 de novembro de 2012

Português - Agrup 16 (Aulas 35, 36 e 37)


SESI / NOVO TELECURSO  /  Profª Claudia Rocha  
LINGUAGEM: PORTUGUÊS    (Agrupamento 16 – aulas 35, 36 e 37) 

Aula 35, 36 e 37 – Você tá certo ! - Nesta tele aula você acompanhou a continuação da história de Juca, o trabalhador supersticioso. Ele acreditava que todos os problemas que apareciam na sua frente faziam parte do destino. Além disso, aprendeu a importância da segurança no ambiente de trabalho. Acompanhou uma discussão a respeito de segurança no trabalho, alimentada por funcionários da empresa onde se passa a história. Aprendeu também o significado da palavra “vertigem” e o que é CIPA. Viu o desfecho da história sobre segurança no trabalho, após muita argumentação e muito debate sobre o assunto. Aprendeu também o que é provérbio, conheceu alguns exemplos desta sabedoria popular e viu que o uso deles depende do contexto e da situação onde se pretende utilizá-los.
....................................................................................................................................................

ATIVIDADES DO LIVRO

Aula 35– PÁG 182/183 – Reflexão: Quando tentamos provar alguma coisa para alguém, fazemos uso de argumentos, ou seja, raciocínio a favor de ou contra alguma afirmação, exposição breve de um assunto. Agora responda:

Exercício 02. A supertição pode servir de argumento? Quem argumenta melhor, aquele que usa da supertição ou aquele que usa de razões baseadas em fatos?
___________________________________________________________________________

Aula 36 – PÁG 186 – Dicionário: Você reparou que na Cenatexto aparecem algumas expressões bem comuns. São frases feitas, que significam algo especial no contexto que são usadas. É o caso das expressões abaixo. Se você procurar estas palavras no dicionário elas provavelmente vão significar outra coisa. É que na cenatexto, elas aparecem como expressões como idiomáticas, e são aprendidas no dia a dia, em situações diversas.

Gastar saliva:                         falar inutilmente, sem resultado algum
Tintim por tintim:        ___________________________________________________________________
Modéstia a parte:       ___________________________________________________________________
Deixar a gente ligado: ___________________________________________________________________
Cheio de frescura:     ___________________________________________________________________
Páreo duro:                ___________________________________________________________________

Exercício 01. Veja se você é capaz de escrever ao lado das expressões, o que elas significam na nossa cenatexto; continue de acordo com o modelo feito logo acima:
____________________________________________________________________

Aula 37 – PÁG 190 – Dicionário:  Você observou que a história termina com um pensamento popular, ao qual todo mundo já se habituou e com o qual sempre concordará. Trata-se de um provérbio que é a sentença de caráter pratico e popular expressa de forma sucinta e geralmente rica em imagens.

Exercício 01. a) Um fato interessante é que o mesmo provérbio pode ser utilizado em situações diversas. Veja, na cenatexto, os dois usos do provérbio ¨O seguro morreu de velho¨. Explique a diferença entre as duas situações.

Queridos alunos...  Esse material impresso é um complemento, um resumo bem sintetizado que preparei para vocês. É de extrema importância à leitura dos textos do livro “Novo TELECURSO – PORTUGUÊS – Ensino Fundamental”. Lembre-se: Não deixe para o amanhã o que se pode fazer hoje.          Um grande abraço.              Profª Claudia Rocha.

Nenhum comentário: