domingo, 4 de novembro de 2012

Português - Agrup 06 (Aulas 12, 13 e 14)


SESI / NOVO TELECURSO  /  Profª Claudia Rocha 
LINGUAGEM: PORTUGUÊS      (Agrupamento 06 - Aulas 12, 13 e 14) 

Aulas 12, 13 e 14 – Será que foi isso que ele disse? Nestas aulas você viu que nós muitas vezes temos de transmitir o que outras pessoas dizeram. Às vezes transmitimos bem, às vezes mal. Será que você já passou por estas situações: receber um telefonema e anotar um recado; deixar um bilhete para o colega do outro turno; relatar o que ouviu dizer numa reunião; relatar o que aconteceu no posto ontem ou contar aos colegas a orientação do chefe? Vamos imaginar que você tivesse recebido um recado do gerente para transmitir a alguém. Como você poderia fazer?
- Eu vou começar a distribuir os crachás amanhã. (frase do gerente)

Ao dar um recado, podemos deixar de mencionar coisas importantes ou acrescentar coisas que não foram ditas. Não se esqueça de que tudo o que você disser vai produzir algum efeito para a pessoa que receber a mensagem. Se você transmitir bem o recado, o efeito será que todos os funcionários da seção vão usar crachás a partir da semana seguinte. Por outro lado, pode ser que um ou dois funcionários apareçam para trabalhar sem crachá. Talvez eles não tenham entendido o recado, apesar de ter transmitido bem. Enfim, sempre é necessário um esforço de quem recebe um recado para tentar entender. Sem isso, nada acontece. Na língua portuguesa, a pessoa que fala é representada por dois pronomes pessoais: EU e NÓS. Uma das diferenças entre o pronome nós (mais de um) mostra a idéia de plural: Eu vou, NÓS vamos. A pessoa de quem se fala é representada pelos pronomes ELE e ELES, singular e plural: ELE vai, ELES vão. Repare na palavra marcada ao lado do pronome: eles VÃO. A gente chama esta palavra de VERBO. Se você mudar o PRONOME, o VERBO muda também. Às vezes aparece um dos pronomes pessoais na frente do verbo: eu, tu, ele, nós, vós, eles. Outras vezes o pronome não aparece, mas a gente pode adivinhá-lo mesmo assim. Aqui estão diversos verbos, sem pronome pessoal: VÃO, BOTARAM, IAM, FAZEM. É claro que nós, que falamos português, adivinhamos que o pronome pessoal na frente desses verbos só podia ser ELES? Qualquer outro não se encaixa: ele vão, nós botaram, eu fazem. Não dá! Repare que aqui foi representado vários pronomes. Para arrumar um pouco melhor a relação de PRONOMES PESSOAIS (como são chamados esses pronomes), vou fazer um quadrinho para você. Veja:
PLURAL        1ª pessoa – nós (quem fala)
2ª pessoa – vós (com quem se fala)
                        3ª pessoa – eles, elas (de quem se fala)

 
 

SINGULAR    1ª pessoa – eu (quem fala)                          
                        2ª pessoa – tu (com quem se fala)                                                             
3ª pessoa – ele, ela (de quem se fala)

ATENÇÃO: Existe um pronome de tratamento que é VOCÊ. Este pronome pode ser usado no lugar do TU, para trata aquela pessoa com quem se fala. CUIDADO! Quando se usa o VOCÊ, o verbo vai na 3ª pessoa do singular.


Queridos alunos...  Esse material impresso é um complemento, um resumo bem sintetizado que preparei para vocês. É de extrema importância à leitura dos textos do livro “Novo TELECURSO – PORTUGUÊS – Ensino Fundamental”. Lembre-se: Não deixe para o amanhã o que se pode fazer hoje.          Um grande abraço.              Profª Claudia Rocha.


SESI / NOVO TELECURSO  /  Profª Claudia Rocha  
LINGUAGEM: PORTUGUÊS      (Agrupamento 06 - Aulas 12, 13 e 14) 

ATIVIDADE DO LIVRO:

Aula 12 – exercício 1 – pág. 68 -  Escreva a transmissão das frases. Observe o modelo:
Frase – Os velhos crachás tem de ser devolvidos, para serem destruídos.
Transmissão da frase – Ele falou que os velhos crachás tem de ser devolvidos, para serem destruídos.
a) Frase – Vou trabalhar muito, pra justificar minha convocação, disse Jorge.
Transmissão – ..................................................................................................................................................
b) Frase – O gerente vai trocar todos os crachás, comentavam os funcionários.
Transmissão – ..................................................................................................................................................
c) Frase – Todos deverão seguir as novas instruções, lembrou o gerente.
Transmissão – ..................................................................................................................................................
d) Frase – “Amanhã é o dia da mudança”, confirmou a secretaria.
Transmissão - .................................................................................................................................................
Aula 13 – exercício 4 – pág. 75 - Complete o espaço, na frase do verbo,  com os pronomes pessoais (eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles, elas):
a) ________ gostei de falar com os novos vizinhos.
b) ________ gostou de falar com os novos inquilinos.
c) ________ assistimos ao jogo no domingo.
d) ________ viram o programa ontem.
e) ________ fiz a tarefa sozinho.

Aula 13 – exercício 5 – pág. 75 - Sublinhe o verbo que combina com o pronome pessoal, conforme o exemplo:
Eles (recebeu, receberam, recebemos) os crachás.
a)    Nós (levei, levaram, levamos) as mercadorias.
b)    Eu (falaste, falei, falaram) com o chefe.
c)    Tu (respondias, respondíamos, respondiam) as chamadas telefônicas.
d)    Eu queria que ele (resolvesses, resolvêssemos, resolvesse) tudo sozinho.

Aula 14 -  ATIVIDADE COMPLEMENTAR - O Jorge deixou um recado sobre a pelada do domingo. Refaça o recado, de modo a introduzir as seguintes alterações:
- o recado é para todos os participantes, e não apenas para Pedro;
- o aluguel do campo já foi pago;
- participar do churrasco, é necessário pagar uma certa quantia, mas a bebida será a parte.
Como você faria para dar esse recado? Como escreveria um bilhete? 

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