SESI / NOVO TELECURSO
/ Profª Claudia Rocha
LINGUAGEM: PORTUGUÊS (Agrupamento 06 - Aulas 12, 13 e 14)
Aulas 12, 13 e 14 – Será que foi isso que ele disse? Nestas aulas você viu que nós muitas vezes temos de
transmitir o que outras pessoas dizeram. Às vezes transmitimos bem, às vezes
mal. Será que você já passou por estas situações: receber um telefonema e
anotar um recado; deixar um bilhete para o colega do outro turno; relatar o que
ouviu dizer numa reunião; relatar o que aconteceu no posto ontem ou contar aos
colegas a orientação do chefe? Vamos imaginar que você tivesse recebido um
recado do gerente para transmitir a alguém. Como você poderia fazer?
- Eu vou
começar a distribuir os crachás amanhã. (frase do gerente)
Ao dar
um recado, podemos deixar de mencionar coisas importantes ou acrescentar coisas
que não foram ditas. Não se esqueça de que tudo o que você disser vai produzir
algum efeito para a pessoa que receber a mensagem. Se você transmitir bem o
recado, o efeito será que todos os funcionários da seção vão usar crachás a
partir da semana seguinte. Por outro lado, pode ser que um ou dois funcionários
apareçam para trabalhar sem crachá. Talvez eles não tenham entendido o recado,
apesar de ter transmitido bem. Enfim, sempre é necessário um esforço de quem
recebe um recado para tentar entender. Sem isso, nada acontece. Na língua
portuguesa, a pessoa que fala é representada por dois pronomes pessoais: EU
e NÓS.
Uma das diferenças entre o pronome nós (mais de um) mostra a idéia de plural:
Eu vou, NÓS vamos. A pessoa de quem
se fala é representada pelos pronomes ELE
e ELES, singular e plural: ELE vai, ELES vão. Repare na palavra marcada ao
lado do pronome: eles VÃO. A gente
chama esta palavra de VERBO. Se você
mudar o PRONOME, o VERBO muda também. Às vezes
aparece um dos pronomes pessoais na frente do verbo: eu, tu, ele, nós, vós,
eles. Outras vezes o pronome não aparece, mas a gente pode adivinhá-lo mesmo
assim. Aqui estão diversos verbos, sem pronome pessoal: VÃO, BOTARAM, IAM, FAZEM.
É claro que nós, que falamos português, adivinhamos que o pronome pessoal na
frente desses verbos só podia ser ELES?
Qualquer outro não se encaixa: ele vão, nós botaram, eu fazem. Não dá! Repare
que aqui foi representado vários pronomes. Para arrumar um pouco melhor a
relação de PRONOMES PESSOAIS
(como são chamados esses pronomes), vou fazer um quadrinho para você. Veja:
|
SINGULAR 1ª pessoa – eu (quem fala)
2ª
pessoa – tu (com quem se fala)
3ª
pessoa – ele, ela (de quem se fala)
ATENÇÃO:
Existe um pronome de tratamento que é VOCÊ. Este pronome pode ser usado no
lugar do TU, para trata aquela pessoa com quem se fala. CUIDADO! Quando se usa o VOCÊ, o verbo vai na 3ª pessoa do
singular.
Queridos alunos... Esse material impresso é um complemento, um
resumo bem sintetizado que preparei para vocês. É de extrema importância à
leitura dos textos do livro “Novo TELECURSO – PORTUGUÊS – Ensino Fundamental”.
Lembre-se: Não deixe para o amanhã o que se pode fazer hoje. Um grande abraço. Profª Claudia Rocha.
SESI / NOVO TELECURSO
/ Profª Claudia Rocha
LINGUAGEM: PORTUGUÊS (Agrupamento 06 - Aulas 12, 13 e 14)
ATIVIDADE DO LIVRO:
Aula 12 – exercício 1 – pág. 68 - Escreva a transmissão das frases. Observe o
modelo:
Frase – Os
velhos crachás tem de ser devolvidos, para serem destruídos.
Transmissão da frase – Ele falou que os velhos crachás
tem de ser devolvidos, para serem destruídos.
a) Frase – Vou
trabalhar muito, pra justificar minha convocação, disse Jorge.
Transmissão –
..................................................................................................................................................
b) Frase – O
gerente vai trocar todos os crachás, comentavam os funcionários.
Transmissão –
..................................................................................................................................................
c) Frase –
Todos deverão seguir as novas instruções, lembrou o gerente.
Transmissão – ..................................................................................................................................................
d) Frase –
“Amanhã é o dia da mudança”, confirmou a secretaria.
Transmissão -
.................................................................................................................................................
Aula 13 – exercício 4 – pág. 75 - Complete
o espaço, na frase do verbo, com os
pronomes pessoais (eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles, elas):
a) ________ gostei de falar com os novos vizinhos.
b) ________ gostou de falar com os novos inquilinos.
c) ________ assistimos ao jogo no domingo.
d) ________ viram o programa ontem.
e) ________ fiz a tarefa sozinho.
Aula 13 – exercício 5 – pág. 75 - Sublinhe
o verbo que combina com o pronome pessoal, conforme o exemplo:
Eles (recebeu, receberam, recebemos) os
crachás.
a) Nós
(levei, levaram, levamos) as mercadorias.
b) Eu
(falaste, falei, falaram) com o chefe.
c) Tu
(respondias, respondíamos, respondiam) as chamadas telefônicas.
d) Eu
queria que ele (resolvesses, resolvêssemos, resolvesse) tudo sozinho.
Aula 14 - ATIVIDADE
COMPLEMENTAR - O Jorge deixou um recado sobre a pelada do
domingo. Refaça o recado, de modo a introduzir as seguintes alterações:
- o
recado é para todos os participantes, e não apenas para Pedro;
- o
aluguel do campo já foi pago;
- participar
do churrasco, é necessário pagar uma certa quantia, mas a bebida será a parte.
Como
você faria para dar esse recado? Como escreveria um bilhete?
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