domingo, 4 de novembro de 2012

Português - Agrup 18 (Aulas 41, 42 e 43)


SESI / NOVO TELECURSO  /  Profª Claudia Rocha  
LINGUAGEM: PORTUGUÊS    (Agrupamento 18 – aulas 41,42 e 43) 

Aulas 41, 42 e 43 – Cada coisa no seu lugar -  Nestas aulas vimos duas expressões “Como Deus quer” que revela um estado de CONFORMISMO baseado na fé, na crença em um destino que não pode ser mudado e “Levando a Vida” que se baseia num CONFORMISMO ligado ao sistema social, político e econômico, é uma espécie de resignação em face de todos os problemas. Vamos reler o segundo parágrafo da cenatexto abaixo, no qual Hilda fala sozinha enquanto volta para casa:

- Preciso comprar alguma coisa pra janta. Não sei se compro aqui no Seu Zé  mesmo ou se vou até o sacolão da Rosa. Engraçado, não sei por que, tem alguma coisa na Rosa que não me agrada. Ela é tão simpática, trata a gente tão bem e mesmo assim não gosto de ir lá. A Rosa tem muita variedade e sabe convencer a gente a comprar sempre mais. Acho que é isso. Como meu dinheiro é contado, talvez o sacolão da Rosa não seja lugar pra mim. Seu Zé é diferente: ele não tem muita conversa e não fica insistindo pra gente levar mais coisa. Se bem que eu podia aproveitar e ir de uma vez ao supermercado; compro mais coisas, pro mês todo, não preciso carregar peso, pois tem o carrinho, e posso voltar de táxi. Assim, tão cedo não tenho que me preocupar com isso.


ATIVIDADES DO LIVRO – FAÇAM EM SEU CADERNO

Aula 41 –Reescritura / pág.15 / Exercício 3.  Agora reescreva o trecho como se você fosse o narrador. Para isso, você passará todo o texto, que está em 1ª pessoa, para a 3ª pessoa. Veja como ficará a primeira frase:

* Hilda precisa comprar alguma coisa para a janta.
* Ela não sabe se compra na mercearia do Seu Zé mesmo ou se vai até o sacolão da Rosa.
* Embora Hilda não saiba o motivo, existe algo na Rosa que não a agrada.

.......................................................................................................................................................

Aula 41 - Reflexão / pág. 18 / Exercício 4. Você deve ter observado que Hilda depende do salário para sustentar seus filhos. Para conseguir chegar ao fim do mês sem furos no orçamento familiar, ela tem de organizar os gastos e economizar. Seu patrão de vida permite que ela ande de ônibus, mantenha uma conta na mercearia, vá uma vez por mês ao supermercado e, eventualmente, ande de táxi. Você concorda que é necessário se organizar para manter o orçamento sob controle? Como você faz com seu próprio orçamento? Descreva nas linhas abaixo como você organiza suas compras e planeja seus gastos para abastecer a casa por um mês.
..................................................................................................................................................

VERBOS – é a palavra que indica ação, praticada ou sofrida pelo sujeito, fato, de que o sujeito participa ativamente, estado ou qualidade do sujeito, ou fenômeno da natureza.  VERBO NO IMPERATIVO - Sendo por excelência o modo que exprime "ordens e mandamentos", o Imperativo também pode expressar outros sentimentos, intenções e interesses do ser humano. Na cenatexto utilizou-se de duas palavras LEVAR (movimento da direção oposta, contraria a nós) e TRAZER (movimento em direção a nós). Assim como esses há outros verbos que indicam AÇÕES OPOSTAS como: abrir = fechar / acender = apagar / ir = vir. Nesses casos, duas palavras diferentes indicam a oposição. Mas, a partir de um verbo, também podemos formar o verbo que indica a ação oposta a ele com a simples adição de um PREFIXO (palavrinha inicial) que expresse ação contraria como: ligar = desligar / atar = desatar / dizer = desdizer / fazer = desfazer / armar = desarmar. Veja essa frase: Rita perguntou a mãe o que ela ia fazer para o jantar daquele dia. Hilda respondeu que ia fazer macarronada. Notamos que em um diálogo (pergunta e resposta) pode ser reportado, relatado por um narrador. Quando fazemos isso, estamos passando da FORMA DIRETA para a FORMA INDIRETA. Para um pergunta, usamos os verbos: perguntar, indagar, inquirir, procurar saber e para a resposta, temos: responder, retrucar, informar, fazer saber. Existem dois verbos que servem para reportar quase todo tipo de fala, seja uma pergunta ou uma resposta, um pedido ou uma ordem, São os verbos: dizer e falar. Mas isso nem sempre dá certo. Veja como ficaria a fala da frase escrita a pouco com esses verbos: Rita disse à mãe o que ela ia fazer para o jantar daquele dia. Hilda disse que ia fazer macarronada. Repare que não é possível usar o verbo dizer para a primeira fala. Nesse caso, devemos usar mesmo o verbo perguntar.
........................................................................................................................................................

ATIVIDADES PARA SEREM FEITAS EM SEU CADERNO
Aula 42 – Reescritura / pág. 23 / Exercício 1. Agora reescreva o trecho abaixo na forma indireta. Cuidado! Primeiro você precisa saber a que personagem corresponde aquela fala. Depois, precisa identificar se a fala expressa uma pergunta, uma resposta, um pedido, uma ordem, uma reclamação, um xingamento, etc. finalmente, tem de escolher o verbo adequado a ação.
- Eu to cansado desse negócio. Todo dia é a mesma coisa, que saco!
- Você não pode falar assim, meu filho. Não vê que eu preciso da ajuda de vocês todos?
- Eu não tô a fim! A gente fica aqui, desse jeito, e meu pai? Ele não dá notícia, some. Ele tinha que estar aqui, te ajudando!
- Ronaldo, olha o mau exemplo que você está dando pros seus irmãos!
- Mau exemplo quem ta dando é o pai! Acho que eu deveria fazer que nem ele!
- Pára com isso, menino! Você sabe que seu pai está tentando conseguir o melhor pra nós todos!

..........................................................................................................................................................

Aula 42. Redação no ar  / pág. 24 / Exercício 2. Agora pense no comportamento de Hilda. A discussão com Ronaldo deixou-a numa situação difícil. Ela sabia que Ronaldo precisava de sua atenção, mas os outros filhos também precisavam. Ela falou com Ronaldo em tom duro. Reescreva o trecho da discussão transformando-a em uma CONVERSA BRANDA na qual a mãe explique tudo com calma ao filho.
..........................................................................................................................................................


Aula 43. Reescritura  / pág. 29 / Exercício 2
. Reescreva as frases seguintes, usando, em lugar da expressão, um ADVÉRBIO:

Veja o modelo: Seu Zé abriu a mercearia com calma
Resp.: Seu Zé abriu a mercearia calmamente.

a) Carlão estaciona o caminhão com cuidado.
b) O caminhão de São Paulo chegou com pontualidade.
c) Carlão dirige o caminhão com tranquilidade.
d) Seu Zé trata os clientes com respeito.
e) Seu Zé trata dos passarinhos com alegria.    
               ...................................................................................................................................................................Queridos alunos...  Esse material impresso é um complemento, um resumo bem sintetizado que preparei para vocês. É de extrema importância à leitura dos textos do livro “Novo TELECURSO – PORTUGUÊS – Ensino Fundamental”. Lembre-se:   Não deixe para o amanhã o que se pode fazer hoje.
Um grande abraço.              Profª Claudia Rocha.

Nenhum comentário: