SESI / NOVO TELECURSO
/ Profª Claudia Rocha
LINGUAGEM: PORTUGUÊS (Agrupamento
18 – aulas 41,42 e 43)
Aulas 41, 42 e 43 – Cada
coisa no seu lugar - Nestas
aulas vimos duas expressões “Como Deus quer” que revela um
estado de CONFORMISMO baseado na fé,
na crença em um destino que não pode ser mudado e “Levando a Vida” que se
baseia num CONFORMISMO ligado ao
sistema social, político e econômico, é uma espécie de resignação em face de
todos os problemas. Vamos reler o segundo parágrafo da cenatexto abaixo, no
qual Hilda fala sozinha enquanto volta para casa:
- Preciso comprar alguma coisa pra janta. Não sei se compro aqui no Seu
Zé mesmo ou se vou até o sacolão da
Rosa. Engraçado, não sei por que, tem alguma coisa na Rosa que não me agrada.
Ela é tão simpática, trata a gente tão bem e mesmo assim não gosto de ir lá. A
Rosa tem muita variedade e sabe convencer a gente a comprar sempre mais. Acho
que é isso. Como meu dinheiro é contado, talvez o sacolão da Rosa não seja
lugar pra mim. Seu Zé é diferente: ele não tem muita conversa e não fica
insistindo pra gente levar mais coisa. Se bem que eu podia aproveitar e ir de
uma vez ao supermercado; compro mais coisas, pro mês todo, não preciso carregar
peso, pois tem o carrinho, e posso voltar de táxi. Assim, tão cedo não tenho
que me preocupar com isso.
ATIVIDADES DO LIVRO – FAÇAM EM SEU CADERNO
Aula 41 –Reescritura / pág.15 / Exercício 3. Agora reescreva o trecho como se você fosse o
narrador. Para isso, você passará todo o texto, que está em 1ª
pessoa, para a 3ª pessoa. Veja como ficará a
primeira frase:
* Hilda precisa comprar alguma coisa para a janta.
* Ela não sabe se compra na mercearia do Seu Zé mesmo ou se vai até o
sacolão da Rosa.
* Embora Hilda não saiba o motivo, existe algo na Rosa que não a
agrada.
.......................................................................................................................................................
Aula 41 - Reflexão / pág. 18 / Exercício 4.
Você deve ter observado que Hilda depende do salário para sustentar seus
filhos. Para conseguir chegar ao fim do mês sem furos no orçamento familiar,
ela tem de organizar os gastos e economizar. Seu patrão de vida permite que ela
ande de ônibus, mantenha uma conta na mercearia, vá uma vez por mês ao
supermercado e, eventualmente, ande de táxi. Você concorda que é necessário se
organizar para manter o orçamento sob controle? Como você faz com seu próprio
orçamento? Descreva nas linhas abaixo como você organiza suas compras e planeja
seus gastos para abastecer a casa por um mês.
..................................................................................................................................................
VERBOS –
é a palavra que indica ação,
praticada ou sofrida pelo sujeito, fato,
de que o sujeito participa ativamente, estado
ou qualidade do sujeito, ou fenômeno da natureza. VERBO NO IMPERATIVO - Sendo por excelência o
modo que exprime "ordens e mandamentos", o Imperativo também pode
expressar outros sentimentos, intenções e interesses do ser humano. Na
cenatexto utilizou-se de duas palavras LEVAR
(movimento da direção oposta, contraria a nós) e TRAZER (movimento em direção a nós). Assim como esses há outros
verbos que indicam AÇÕES OPOSTAS
como: abrir = fechar / acender = apagar / ir = vir. Nesses casos, duas palavras
diferentes indicam a oposição. Mas, a partir de um verbo, também podemos formar
o verbo que indica a ação oposta a ele com a simples adição de um PREFIXO (palavrinha inicial) que
expresse ação contraria como: ligar = desligar / atar = desatar / dizer =
desdizer / fazer = desfazer / armar = desarmar. Veja essa frase: Rita perguntou
a mãe o que ela ia fazer para o jantar daquele dia. Hilda respondeu que ia fazer macarronada. Notamos que em um diálogo
(pergunta e resposta) pode ser reportado, relatado por um narrador. Quando
fazemos isso, estamos passando da FORMA
DIRETA para a FORMA INDIRETA.
Para um pergunta, usamos os verbos: perguntar, indagar, inquirir, procurar
saber e para a resposta, temos: responder, retrucar, informar, fazer saber.
Existem dois verbos que servem para reportar quase todo tipo de fala, seja uma
pergunta ou uma resposta, um pedido ou uma ordem, São os verbos: dizer e falar.
Mas isso nem sempre dá certo. Veja como ficaria a fala da frase escrita a pouco
com esses verbos: Rita disse à mãe o que ela ia fazer para o
jantar daquele dia. Hilda disse
que ia fazer macarronada. Repare que não é possível usar o verbo dizer para a primeira fala. Nesse caso,
devemos usar mesmo o verbo perguntar.
........................................................................................................................................................
ATIVIDADES
PARA SEREM FEITAS EM SEU CADERNO
Aula 42 – Reescritura / pág. 23 / Exercício 1.
Agora reescreva o trecho abaixo na forma indireta. Cuidado! Primeiro você
precisa saber a que personagem corresponde aquela fala. Depois, precisa
identificar se a fala expressa uma pergunta, uma resposta, um pedido, uma
ordem, uma reclamação, um xingamento, etc. finalmente, tem de escolher o verbo
adequado a ação.
- Eu to cansado desse
negócio. Todo dia é a mesma coisa, que saco!
- Você não pode falar
assim, meu filho. Não vê que eu preciso da ajuda de vocês todos?
- Eu não tô a fim! A gente
fica aqui, desse jeito, e meu pai? Ele não dá notícia, some. Ele tinha que
estar aqui, te ajudando!
- Ronaldo, olha o mau
exemplo que você está dando pros seus irmãos!
- Mau exemplo quem ta
dando é o pai! Acho que eu deveria fazer que nem ele!
- Pára com isso, menino!
Você sabe que seu pai está tentando conseguir o melhor pra nós todos!
..........................................................................................................................................................
Aula 42. Redação no ar / pág. 24 / Exercício 2. Agora
pense no comportamento de Hilda. A discussão com Ronaldo deixou-a numa situação
difícil. Ela sabia que Ronaldo precisava de sua atenção, mas os outros filhos
também precisavam. Ela falou com Ronaldo em tom duro. Reescreva o trecho da
discussão transformando-a em uma CONVERSA
BRANDA na qual a mãe explique tudo com calma ao filho.
..........................................................................................................................................................
Aula 43. Reescritura / pág. 29 / Exercício 2. Reescreva as frases seguintes, usando, em lugar da expressão, um ADVÉRBIO:
Veja
o modelo: Seu Zé abriu a mercearia com calma.
Resp.: Seu Zé abriu a mercearia calmamente.
a) Carlão estaciona o caminhão com cuidado.
b) O caminhão de São Paulo chegou com pontualidade.
c) Carlão dirige o caminhão com tranquilidade.
d) Seu Zé trata os clientes com respeito.
e) Seu Zé trata dos passarinhos com alegria.
...................................................................................................................................................................Queridos alunos... Esse material impresso é um complemento, um resumo bem sintetizado que preparei para vocês. É de extrema importância à leitura dos textos do livro “Novo TELECURSO – PORTUGUÊS – Ensino Fundamental”. Lembre-se: Não deixe para o amanhã o que se pode fazer hoje.
Resp.: Seu Zé abriu a mercearia calmamente.
a) Carlão estaciona o caminhão com cuidado.
b) O caminhão de São Paulo chegou com pontualidade.
c) Carlão dirige o caminhão com tranquilidade.
d) Seu Zé trata os clientes com respeito.
e) Seu Zé trata dos passarinhos com alegria.
...................................................................................................................................................................Queridos alunos... Esse material impresso é um complemento, um resumo bem sintetizado que preparei para vocês. É de extrema importância à leitura dos textos do livro “Novo TELECURSO – PORTUGUÊS – Ensino Fundamental”. Lembre-se: Não deixe para o amanhã o que se pode fazer hoje.
Um grande abraço. Profª Claudia Rocha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário