domingo, 4 de novembro de 2012

Português - Agrup 01 (aula 01)


SESI / NOVO TELECURSO  /  Profª Claudia Rocha 
LINGUAGEM: PORTUGUÊS      (Agrupamento 01 - Aula 01) 
UNIDADE 1 –  Nesta unidade e nas aulas 01 a 20, aborda-se a importância de conhecer melhor e usar de forma mais variada a língua do nosso país: o PORTUGUÊS. Uma função muito importante, pois quem entende bem o que ouve ou lê e sabe se expressar de forma adequada a cada situação que vive será, certamente, um cidadão mais atuante e feliz. Resumi aqui e em outras folhas que virão pontos importantes sobre os conteúdos desta unidade, que serão trabalhados, mais adiante, em forma de atividades.

Aula 01 – Nosso lugar no mundo. Vimos que os seres humanos vivem em comunidade e tem grande necessidade de se comunicar e se entender. Por meio da comunicação, as pessoas procuram expressar suas idéias e seus sentimentos. Numa comunicação existem, sempre quatro elementos:
  • EMISSOR (pessoa que manda uma mensagem),
  • MENSAGEM (idéia que passa do emissor para o destinatário),
  • DESTINATÁRIO ou RECEPTOR ( pessoa que recebe a mensagem) e
  • CÓDIGO ( meio utilizado para transmitir a mensagem).

Os CÓDIGOS mais comuns são: palavra falada, palavra escrita, sinais, sons, mímica, gestos, etc.; ou seja, é o conjunto de sinais e regras de combinações deses sinais que tornam possível a comunicação. Em nossa sociedade, vários códigos são utilizados para que possamos conviver melhor com os outros. Há códigos que só aparecem em situações de comunicação muito particulares e entre os membros de um grupo especifico. Como exemplo, podemos pensar no código de trânsito, dirigido aos motoristas e aos pedestres que circulam pelas cidades. Entre os jovens, há também muitos códigos inventados por eles para se comunicarem, como a linguagem criada para expressar as emoções em mensagens enviadas pela Internet.

A LINGUAGUEM é num processo comunicativo pelo qual as pessoas interagem entre si LINGUAGEM VERBAL. Existem várias formas de comunicação. Quando o homem se utiliza da palavra, ou seja, da linguagem oral ou escrita,dizemos que ele está utilizando uma linguagem verbal, pois o código usado é a palavra. Tal código está presente, quando falamos com alguém, quando lemos, quando escrevemos. A linguagem verbal é a forma de comunicação mais presente em nosso cotidiano. Mediante a palavra falada ou escrita, expomos aos outros as nossas idéias e pensamentos, comunicando-nos por meio desse código verbal imprescindível em nossas vidas: ela está presente em textos em propagandas; em reportagens (jornais, revistas, etc.); em obras literárias e científicas; na comunicação entre as pessoas; em discursos (Presidente da República, representantes de classe, candidatos a cargos públicos, etc.); e em várias outras situações.

Para expressarmos nossas idéias e para interagirmos com outras pessoas, utilizamos dois tipos de linguagem:
  • LINGUAGEM VERBAL – que é utiliza palavras escritas ou faladas e
  • LINGUAGEM NÃO-VERBAL – que usa outros códigos para a comunicação entre as pessoas. Por exemplo: sons, gestos, imagens, etc.

A LINGUA é um sistema gramatical pertencente a um grupo. Pode apresentar-se de dois modos: ESCRITA ou FALADA. Cada língua tem um conjunto de palavras e regras de combinação dessas palavras, a fim de que os falantes possam, entre si, interagir e compreender-se. Essas regras variam conforme a situação em que utilizamos a língua escrita ou falada. Nos dicionários, encontramos boa parte desse conjunto de palavras e, nas gramáticas, as possibilidades de combinação da língua.

Muitos são os fatores envolvidos no ato comunicativo. Além da própria mensagem, é importante destacar em que contexto ela é produzida e sua intencionalidade. Se observarmos uma pintura rupestre com figuras de animais feita pelo homem pré-histórico nas paredes das cavernas, veríamos que eram formas de registro do cotidiano dos homens daquela época. Já um grafite, que é uma manifestação artística de moradores das grandes cidades servindo para embelezar os muros e edifícios e/ou também uma forma de protesto contra problemas atuais. As duas representações utilizam o desenho como LINGUAGEM NÃO-VERBAL, mas cada uma foi produzida em um contexto determinado e com intencionalidades muito particulares. O homem pré-histórico deixou nas paredes das cavernas o registro do seu cotidiano e o homem moderno usa as paredes e os muros para manifestar suas idéias.


Queridos alunos...  Esse material impresso é um complemento, um resumo bem sintetizado que preparei para vocês. É de extrema importância à leitura dos textos do livro “Novo TELECURSO – PORTUGUÊS – Ensino Fundamental”. Lembre-se: Não deixe para o amanhã o que se pode fazer hoje.          Um grande abraço.              Profª Claudia Rocha.



SESI / NOVO TELECURSO  /  Profª Claudia Rocha  /  Data: ____/____/____
LINGUAGEM: PORTUGUÊS      (Agrupamento 01 - Aula 01) 

ATIVIDADE INDIVIDUAL:

1) “A LINGUA é o meio mais importante de que dispomos para dizer o que pensamos e o que entendemos”. Relacione as maneiras de emitir e de receber mensagens com as atividades descritas na coluna da direita:

1. FALAR                     (     ) Atividade que caracteriza o conhecimento da língua escrita.
2. OUVIR                    (     ) Atividade que caracteriza expressão através do uso escrito da língua.
3. LER                       (     ) Atividade que serve para expressar oralmente nossas idéias.
4. ESCREVER         (     ) Atividade que serve para receber idéias e sentimentos de outras pessoas.

Nenhum comentário: