SESI / NOVO TELECURSO
/ Profª Claudia Rocha
LINGUAGEM: PORTUGUÊS (Agrupamento 01 - Aula 01)
UNIDADE 1 – Nesta
unidade e nas aulas 01 a 20, aborda-se a importância de
conhecer melhor e usar de forma mais variada a língua do nosso país: o
PORTUGUÊS. Uma função muito importante, pois quem entende bem o que ouve ou lê
e sabe se expressar de forma adequada a cada situação que vive será,
certamente, um cidadão mais atuante e feliz. Resumi aqui e em outras folhas que
virão pontos importantes sobre os conteúdos desta unidade, que serão
trabalhados, mais adiante, em forma de atividades.
Aula 01 – Nosso
lugar no mundo. Vimos
que os seres humanos vivem em comunidade e tem grande necessidade de se
comunicar e se entender. Por meio da comunicação, as pessoas procuram expressar
suas idéias e seus sentimentos. Numa comunicação existem, sempre quatro
elementos:
- EMISSOR (pessoa que
manda uma mensagem),
- MENSAGEM (idéia que
passa do emissor para o destinatário),
- DESTINATÁRIO ou
RECEPTOR
( pessoa que recebe a mensagem) e
- CÓDIGO ( meio
utilizado para transmitir a mensagem).
Os CÓDIGOS mais comuns são:
palavra falada, palavra escrita, sinais, sons, mímica, gestos, etc.; ou seja, é
o conjunto de sinais e regras de combinações deses sinais que tornam possível a
comunicação. Em nossa sociedade, vários códigos são utilizados para que
possamos conviver melhor com os outros. Há códigos que só aparecem em situações
de comunicação muito particulares e entre os membros de um grupo especifico.
Como exemplo, podemos pensar no código de trânsito, dirigido aos motoristas e
aos pedestres que circulam pelas cidades. Entre os jovens, há também muitos
códigos inventados por eles para se comunicarem, como a linguagem criada para
expressar as emoções em mensagens enviadas pela Internet.
A LINGUAGUEM é num processo
comunicativo pelo qual as pessoas interagem entre si LINGUAGEM
VERBAL. Existem várias formas de comunicação. Quando o homem se utiliza
da palavra, ou seja, da linguagem oral ou escrita,dizemos que ele está
utilizando uma linguagem verbal, pois o código usado é a palavra. Tal código
está presente, quando falamos com alguém, quando lemos, quando escrevemos. A
linguagem verbal é a forma de comunicação mais presente em nosso cotidiano.
Mediante a palavra falada ou escrita, expomos aos outros as nossas idéias e
pensamentos, comunicando-nos por meio desse código verbal imprescindível em
nossas vidas: ela está presente em textos em propagandas; em reportagens
(jornais, revistas, etc.); em obras literárias e científicas; na comunicação
entre as pessoas; em discursos (Presidente da República, representantes de
classe, candidatos a cargos públicos, etc.); e em várias outras situações.
Para expressarmos nossas idéias e
para interagirmos com outras pessoas, utilizamos dois tipos de linguagem:
- LINGUAGEM VERBAL – que é utiliza
palavras escritas ou faladas e
- LINGUAGEM
NÃO-VERBAL – que usa outros códigos para a comunicação entre as pessoas.
Por exemplo: sons, gestos, imagens, etc.
A LINGUA é um sistema gramatical pertencente a um grupo. Pode
apresentar-se de dois modos: ESCRITA ou FALADA. Cada língua tem um conjunto de
palavras e regras de combinação dessas palavras, a fim de que os falantes
possam, entre si, interagir e compreender-se. Essas regras variam conforme a situação
em que utilizamos a língua escrita ou falada. Nos dicionários, encontramos boa
parte desse conjunto de palavras e, nas gramáticas, as possibilidades de
combinação da língua.
Muitos são os fatores envolvidos
no ato comunicativo. Além da própria mensagem, é importante destacar em que
contexto ela é produzida e sua intencionalidade. Se observarmos uma pintura
rupestre com figuras de animais feita pelo homem pré-histórico nas paredes das
cavernas, veríamos que eram formas de registro do cotidiano dos homens daquela
época. Já um grafite, que é uma manifestação artística de moradores das grandes
cidades servindo para embelezar os muros e edifícios e/ou também uma forma de
protesto contra problemas atuais. As duas representações utilizam o desenho
como LINGUAGEM NÃO-VERBAL, mas
cada uma foi produzida em um contexto determinado e com intencionalidades muito
particulares. O homem pré-histórico deixou nas paredes das cavernas o registro
do seu cotidiano e o homem moderno usa as paredes e os muros para manifestar
suas idéias.
Queridos alunos... Esse material impresso é um complemento, um
resumo bem sintetizado que preparei para vocês. É de extrema importância à
leitura dos textos do livro “Novo TELECURSO – PORTUGUÊS – Ensino Fundamental”.
Lembre-se: Não deixe para o amanhã o que se pode fazer hoje. Um grande abraço. Profª Claudia Rocha.
SESI / NOVO TELECURSO
/ Profª Claudia Rocha /
Data: ____/____/____
LINGUAGEM: PORTUGUÊS (Agrupamento 01 - Aula 01)
ATIVIDADE INDIVIDUAL:
1) “A LINGUA é o meio
mais importante de que dispomos para dizer o que pensamos e o que entendemos”.
Relacione as maneiras de emitir e de receber mensagens com as atividades
descritas na coluna da direita:
1. FALAR (
) Atividade que caracteriza o conhecimento da língua escrita.
2. OUVIR (
) Atividade que caracteriza expressão através do uso escrito da língua.
3. LER ( ) Atividade que serve para expressar
oralmente nossas idéias.
4. ESCREVER ( ) Atividade que serve para receber idéias
e sentimentos de outras pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário