domingo, 4 de novembro de 2012

Português - Agrup 15 (Aula 34)


SESI / NOVO TELECURSO  /  Profª Claudia Rocha 
LINGUAGEM: PORTUGUÊS    (Agrupamento 15 – Aula 34) 

Aula 34– Sorte ou azar? -  você verificou que o senso comum é outro tipo de conhecimento criado no dia-a-dia e para o qual nós sempre apelamos. O senso comum se diferencia das crendices e superstições porque está baseado na experiência de vida de gerações e gerações. Ele evita que a gente precise fazer as mesmas experiências todo dia. O senso comum nos diz, por exemplo, que não devemos meter a mão no fogo, pois vamos nos queimar. Para saber isso, você não precisa fazer experiências. O senso comum não é sinônimo de ignorância nem equivalente a crendice. Ele é apenas a sabedoria transmitida através dos tempos e que entrou na língua de maneira muito forte. Não deixe de usar a sabedoria popular! O senso comum nos leva a dar respostas rápidas a questões simples do cotidiano. O senso crítico pode ser visto como uma complementação ao senso comum, mas é um tipo de conhecimento fundado em outras bases. Desenvolvemos o senso crítico, que nos auxiliam a pensar nas varias respostas possíveis a uma questão e a escolher a mais adequada, com base no raciocínio e na reflexão. Será que você conseguiria abandonar todas as suas crenças? Desligar-se de todas as lindas historias na quais fizeram você acreditar? Talvez você não possa nem deva. Talvez o segredo esteja em achar o equilíbrio (coisa de quem tem bom senso, senso crítico e não despreza o senso comum). O uso da língua em todas as condições da vida diária exige que se saiba como funcionam todos os segredos das palavras. Nestas aulas nós pretendemos mostrar a você uma pequena parte desse segredo. E, entre outras coisas, buscamos ajudá-lo a desenvolver seu senso critico e mostrar que você é capaz de argumentar. Alias, precisa argumentar a toda hora, até mesmo para se defender dos espertalhões que andam soltos por aí, aos montes. Agora a palavra está com você. Quando sair a rua, fique observando.

Profª Claudia Rocha
.............................................................................................................................................
ATIVIDADE: 

Devemos utilizar o senso critico diante a uma propaganda. A propaganda é feita de texto que devem ser interpretados, devendo prestar muita atenção para não estar comprando coisas a toa e sem necessidade. O que você pensa de ordens do seguinte tipo: Compre já esta geladeira! / Não fique nem mais um dia sem o nosso cartão de credito! / Esta é a residência que sua família merece! Essa coisa de “todo mundo faz” nem sempre é a melhor nem a mais garantida. Escreva aqui e depois conte para seus amigos situações interessantes, nas quais você teve de pensar muito antes de tomar uma decisão e diga como chegou lá.



Nenhum comentário: