domingo, 4 de novembro de 2012

Português - Agrup 14 (Aulas 32 e 33)


SESI / NOVO TELECURSO  /  Profª Claudia Rocha  
LINGUAGEM: PORTUGUÊS    (Agrupamento 14 – Aulas 32 e 33) 

Aula 32– Você está errado! -  aparece a palavra positivo. Lembre que quando Juca recebeu o caminhão novo, ele ficou meio cismado e, ao comentar o numero da placa, disse: “não é positivo”. Vamos ver o que o dicionário registra no verbete positivo (você já sabe que verbete é a palavra registrada no dicionário e sua explicação). Como o dicionário registra 16 sentidos diferentes para POSITIVO, vamos apresentar só alguns e, quando deixarmos de lado alguma parte, vamos colocar parênteses com pontinhos assim: (...). Esse sinal marca a omissão, retirada ou corte de um trecho de texto.
POSITIVO. Adj. 1. Real, evidente. 2. Que não admite duvida; indiscutível; bom. 3. Baseado nos fatos e na experiência. 4. De caráter pratico. 5. Objetivo, direto. 6. Derivado da vontade  não da  natureza das coisas. (...) sm. 8. Aquilo que é certo, claro, real, útil. 9. Imagem fotográfica em que as luzes e assombras são iguais as sombras do original, e não invertidas, como sucede no negativo. 10. Eletricidade. Pólo positivo. (...) advérbio. 16. Brasileiro Popular e Familiar. Sim.
É isso aí! A palavra positivo pode ser usada em muitos sentidos e pode aparecer nas frases funcionando como adjetivo, substantivo ou advérbio. Nesse momento ela vai nos interessar como ADJETIVO. Assim, quando Juca disse “não é positivo”, estava querendo dizer que não era bom. Você também conhece muito bem aquele gesto com o dedo polegar erguido para cima e mão fechada, que fazemos quando acontece alguma coisa boa ou com a qual concordamos. Muita gente faz esse gesto e o acompanha com a expressão “positivo” querendo com isso significar concordância, aprovação, que é o sentido registrado no nº16 do verbete. Tem mais! A palavra positivo se opõe a negativo que é seu contrario, também chamado de ANTÔNIMO.
Antônimo é uma palavra que significa o oposto de outra, como no caso de negativo, que é antônimo de positivo.
Em geral, a maioria das qualidades, dos fatos e das situações tem dois lados, assim como uma moeda tem CARA e COROA, ou uma folha de papel tem FRENTE e VERSO; o horário tem CEDO e TARDE; e nós conhecemos ainda outras oposições tais como dia e noite; vida e morte; amor e ódio; sorte e azar e assim por diante. Existe até um dicionário muito especial que registra todos esses casos e se chama DICIONARIO DE SINONIMOS E ANTONIMOS DA LINGUA PORTUGUESA. Ele foi escrito por Francisco Fernandes. Se por um lado temos os antônimos, por outro lado temos os sinônimos.
Sinônimos são palavras que significam a mesma coisa numa dada situação de uso, e nesse caso dá-se exatamente o contrario do que no caso dos antônimos.
Como você vê, com a língua podemos dizer tudo o que queremos. E podemos fazer um bocado de coisas. Podemos dizer a mesma coisa de varias formas, podemos dizer o contrario e assim por diante. Mas não se assuste, porque nada disso é tão complicado quanto parece. Há palavras que não admitem um antônimo. Por exemplo, os nomes das pessoas não têm antônimos. Pois qual seria o contrario de Juca ou de Leôncio? Isso seria absurdo. Todo o substantivo concreto não tem antônimo, tal como pedra, banana, cadeira, caminhão, mesa e assim por diante. Pense bem nisso.Você reparou que na cenatexto desta aula, aparecem duas frases em que a palavra NOVO vem colocada em lugares diferentes. A palavra novo é um adjetivo. Uma vez ela vem antes do substantivo e na outra ela está depois do substantivo. Veja as duas frases: Juca foi apresentado ao seu novo caminhão / Juca estava agora de caminhão novo.
Adjetivos são palavras que indicam uma qualidade, uma aparência, um modo de ser ou um estado. Por exemplo: QUALIDADE: Um caminhão novo / APARENCIA: O céu azul / MODO DE SER: Juca é uma pessoa simples. / ESTADO: O comerciante ficou arruinado com a falência de seu negocio.
Em muitos casos, nós podemos colocar o adjetivo antes ou depois do substantivo, sem que isso altere o sentido da frase. Mas nem sempre. Tome cuidado! Veja, por exemplo, que há uma diferença entre um novo caminhão e um caminhão novo. Portanto, quando o adjetivo vem antes ele pode significar algo subjetivo e quando vem depois ele pode indicar algo objetivo. Assim é o caso de: Um velho amigo ou um amigo velho.

Aula 33– Você está errado! - vimos que muitas vezes, usamos uma palavra ou um grupo de palavras para abrandar os efeitos que ela pode causar em nossos interlocutores, isto é, para tornar menos chocante algo que se precisa dizer. De vez em quando, é preciso buscar outras palavras, de sentido mais brando, mas que não mudem o essencial do que pretendemos dizer. No uso da língua nós podemos ser muito agressivos e diretos nas nossas afirmações, mas com isso talvez conquistemos inimigos. Por outro lado, com pequenas alterações, podemos ser elegantes, corteses, delicados. Imagine uma serie de situações em que você já passou por maus bocados só porque foi direto quando poderia ter sido mais delicado na sua fala.

Profª Claudia Rocha

ATIVIDADES 

Aula 32 – Pág. 169 –Reescritura
Exercício 1. Você deve ter verificado que na cenatexto, há um jogo bem definido de contraste entre sorte e azar. Agora, você vai tentar completar as frases seguintes, sempre dizendo o contrario do que indica a palavra destacada.

a) Os empregados teimam que Juca não está certo. Já a mulher de Juca _____________________ com ele.

b) Tenho muitas certezas na vida, no entanto as ________________________ são bem mais numerosas.

c) Muitas pessoas acreditam no destino, mas eu _____________________ que as coisas sejam desse modo.

d) Zé Carlos é um mecânico competente, por isso não depende da sorte grande para sobreviver. Agora, os _____________________________ vão mal até com a sorte grande.

......................................................................................................................................................

Aula 33 – Pág. 173 – Reflexão
Exercício 1. Identifique, na Cenatexto, todas as conclusões de Juca, feitas sob forma de reclamações, mostrando que ele tinha razão em temer o número de placa do caminhão. Para você, tais conclusões são válidas?

Exercício 2. Em sua vida já aconteceu algo semelhante ao caso de Juca? Conte como foi. Se não há um caso acontecido com você, conte um que tenha ocorrido com algum de seus amigos.

Exercício 3. Como você entende o comportamento dos colegas de Juca quando ele vai enumerando a série de acontecimentos negativos que lhe ocorreram? Você acha que eles também são supersticiosos como Juca? Há alguém que não acredita em supertições? Quem é, e quais são suas posições, seus motivos?

Exercício 4. Arlindo disse, no final da Cenatexto, o seguinte: “Quem sabe se não vem por ai um dinheirinho extra?”. O que é que ele queria dizer com isso e em que se baseava para dizer isso? Você acha que um elogio da empresa é sempre sinônimo de algum dinheirinho extra? Pensando na sua experiência, você acha que a ideia de Arlindo tem fundamento ou o patrão só fica mesmo no elogio?






Nenhum comentário: