domingo, 4 de novembro de 2012

Português - Agrup 08 (Aulas 18, 19 e 20)


SESI / NOVO TELECURSO  /  Profª Claudia Rocha
LINGUAGEM: PORTUGUÊS      (Agrupamento 08 - Aulas 18, 19 e 20) 

Aulas 18, 19 e 20 – Mas o que o escritor quer dizer?  Nesta aula vimos:
PROVERBIOS são DITOS POPULARES (frases e expressões) que transmitem conhecimentos comuns sobre a vida. Muitos deles foram criados na antiguidade, porém estão relacionados a aspectos universais da vida, por isso são utilizados até os dias atuais. É muito comum ouvirmos provérbios em situações do cotidiano. Quem nunca ouviu, ao fazer algo rapidamente, que “a pressa é a inimiga da perfeição”. Os provérbios fazem sucesso, pois possuem um sentido lógico.  A maioria é de criação anônima. O provérbio é fácil de decorar e transmitir em função de seu formato simples, curto e direto. Falam sobre diversos assuntos e fazem parte da cultura popular da humanidade. Encontramos provérbios para praticamente todas as situações de vida.

CONHECIMENTO POPULAR – é aquele que o povo admite para seu uso comum, seguindo a experiência do dia-a-dia sem exigir provas. Assim, é o conhecimento expresso nos provérbios, nos ditos populares e na maioria das historias da tradição popular.

CONHECIMENTO CIENTÍFICO – é aquele que se obtém mediante a pesquisa e o uso de instrumentos ou pela reflexão com base em teorias científicas. Não se baseia na experiência do dia-a-dia apenas, mas na análise de resultados comprovados em testes.
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GÊNERO DO SUBSTANTIVO - Na língua portuguesa há dois gêneros: masculino e feminino. Será masculino o substantivo que admitir o artigo o e feminino aquele que admitir o artigo a.
Exemplo:         O avião -  o calçado  - o leão               A menina  - a camisa -  a cadeira

SUBSTANTIVOS UNIFORMES - Há substantivos que possuem uma só forma para indicar tanto o masculino quanto o feminino. Podemos classificá-los em:
 
* EPICENOS - São substantivos que designam alguns animais e têm um só gênero. Para indicar o sexo são utilizadas as palavras macho ou fêmea.
Exemplo:         Cobra macho cobra fêmea          Peixe macho peixe fêmea     Jacaré macho jacaré fêmea

* SOBRECOMUNS - São substantivos que designam pessoas e tem um só gênero tanto para o masculino como para o feminino.
Exemplo:         O indivíduo – masculino ou feminino     A vítima – masculino ou feminino

* COMUNS DE DOIS GÊNEROS - São substantivos que apresentam uma só forma para o masculino e para o feminino. A distinção se dá através do artigo, adjetivo ou pronome.
Exemplo:         O motorista a motorista            Meu colega minha colega         Bom estudante boa estudante
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PRONOME - é a palavra que substitui ou acompanha um substantivo, indicando a pessoa do discurso. Existem três pessoas gramaticais ou pessoas do discurso:
à 1ª pessoa: a pessoa que fala;      à 2ª pessoa: a pessoa com quem se fala;            à 3ª pessoa: a pessoa de quem se fala.

PRONOMES PESSOAIS - substituem os nomes e indicam as pessoas do discurso. Os pronomes pessoais dividem-se em: retos e oblíquos. Classificamos os pronomes em retos ou oblíquos de acordo com a função que exercem na oração. Os pronomes do caso reto funcionam como sujeito da oração; já os pronomes oblíquos funcionam como complemento
   
PESSOAS DO DISCURSO
RETOS
OBLÍQUOS
1ª pessoa singular
Eu
Me, mim, comigo.
2ª pessoa do singular
Tu
Te, ti, contigo.
3ª pessoa do singular
Ele/ela
O, a, lhe, se, si, consigo.
1ª pessoa do plural
Nós
Nos, conosco.
2ª pessoa do plural
Vós
Vos, convosco.
3ª pessoa do plural
Eles/elas
Os, as, lhes, se, si, consigo.
 

Queridos alunos...  Esse material impresso é um complemento, um resumo bem sintetizado que preparei para vocês. É de extrema importância à leitura dos textos do livro “Novo TELECURSO – PORTUGUÊS – Ensino Fundamental”. Lembre-se: Não deixe para o amanhã o que se pode fazer hoje.          Um grande abraço.              Profª Claudia Rocha.


SESI / NOVO TELECURSO  /  Profª Claudia Rocha 
LINGUAGEM: PORTUGUÊS      (Agrupamento 08 - Aulas 18, 19 e 20) 

Aula 18 – Muitas vezes, a mudança de gênero do substantivo acarreta mudança de significado. Observe, pares de frases a seguir, o que significa a palavra em destaque?
  1. a) O comandante assistiu a troca de GUARDA
  2. b) Ele foi advertido pelo GUARDA, pois estava sem camisa.   
  3. a) Um GRAMA é a milésima parte de um quilo.
  4. b) Por favor, não pise na GRAMA.
  5. a) O gerente me indicou um CAIXA, que era gentil. 
  6. b) O que estará guardado naquela CAIXA.
  7. a) Minha CABEÇA está doendo muito.
  8. b) Quem era o CABEÇA da rebelião? 
  9. a) Sua CARA hoje está meio abatida.
  10. b) Você viu para onde foi aquele CARA de terno preto?         
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Aula 19 – Reescreva o texto que se segue, completando-o de forma que faça sentido. Os  (   )   deve ser trocado por uma palavra (a, os, ao, etc.) e ____ deve ser substituído por uma parte de palavra (letra ou letras).

(      ) simpátic___   garçom do restaurante avisou a___   jornalista brasileir___   e a___   intérprete alem___   

que  (      )  famos___    prato de camarão já havia acabado. (     ) pianista alem___   , que estava com eles, 

ficou decepcionad___   , pois queria muito experimentar ess___   delícia.

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Aula 20 –  Esta aula termina com a seguinte frase: “ ESCOLHER O FINAL DE UMA HISTÓRIA É SEMPRE DEFENDER UM VALOR” . Leia o texto que se segue. Trata-se de uma fábula, uma narrativa curta que se encerra com uma lição. Os personagens das fábulas são, quase sempre, animais que falam, mas nesta, a personagem é uma jovem.

A moça do leite

            Uma moça ia ao mercado equilibrando, na cabeça, uma vasilha de leite. No caminho, começou a imaginar o lucro que teria com a venda.
            __ Com o dinheiro que ganhar com o leite, vou comprar muitos ovos. Ponho os ovos para chocar. Nem todos estarão bons, mas da maioria sairão pintinhos, que logo viram galos e galinhas. Levo alguns para vender no mercado. Com o dinheiro da venda, compro mais ovos. Ponho os ovos para chocar, vendo e logo, com o lucro, compro uma fazenda de criação. Fico rica e os homens querem casar comigo. Eu escolho um deles – o mais forte, o mais rico e o mais bonito, claro. Daí eu me caso com ele. Meu vestido de noiva vai ser lindo. Minhas amigas vão morrer de inveja!
            O contentamento era tanto, que ela sacudiu a cabeça. A vasilha caiu ao chão. O leite se espalhou pela estrada e, junto com ele, lá se foram todos os belos sonhos da moça.

Moral: Não se deve contar com o ovo quando ele ainda está dentro da galinha.

a)     Você concorda com a moral dessa fábula?
b)    Conhece alguma história real que confirme ou desminta? Escreva-a e depois leia para a turma.
c)     Discuta com seus colegas se a moral da fábula é valida.
d)    Experimente reescrever a fabula acima, modificando o final e a lição que ela traz.



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