SESI / NOVO TELECURSO
/ Profª Claudia Rocha
LINGUAGEM: PORTUGUÊS (Agrupamento 08 - Aulas 18, 19 e 20)
Aulas 18, 19 e 20 – Mas o que o escritor quer dizer? Nesta aula vimos:
PROVERBIOS são DITOS POPULARES (frases e expressões) que
transmitem conhecimentos comuns sobre a vida. Muitos deles foram criados na
antiguidade, porém estão relacionados a aspectos universais da vida, por isso
são utilizados até os dias atuais. É muito comum ouvirmos provérbios em
situações do cotidiano. Quem nunca ouviu, ao fazer algo rapidamente, que “a pressa é a inimiga da perfeição”. Os
provérbios fazem sucesso, pois possuem um sentido lógico. A maioria é de
criação anônima. O provérbio é fácil de decorar e transmitir em função de seu
formato simples, curto e direto. Falam sobre diversos assuntos e fazem parte da
cultura popular da humanidade. Encontramos provérbios para praticamente todas
as situações de vida.
CONHECIMENTO
POPULAR
– é aquele que o povo admite para seu uso comum, seguindo a experiência do
dia-a-dia sem exigir provas. Assim, é o conhecimento expresso nos provérbios,
nos ditos populares e na maioria das historias da tradição popular.
CONHECIMENTO
CIENTÍFICO
– é aquele que se obtém mediante a pesquisa e o uso de instrumentos ou pela
reflexão com base em teorias científicas. Não se baseia na experiência do
dia-a-dia apenas, mas na análise de resultados comprovados em testes.
...................................................................................................................................................................
GÊNERO
DO SUBSTANTIVO - Na língua portuguesa há dois gêneros: masculino e
feminino. Será masculino o substantivo que admitir o artigo o e feminino aquele
que admitir o artigo a.
Exemplo:
O avião - o calçado - o leão A
menina - a camisa - a cadeira
SUBSTANTIVOS
UNIFORMES -
Há
substantivos que possuem uma só forma para indicar tanto o masculino quanto o
feminino. Podemos classificá-los em:
* EPICENOS - São substantivos que designam alguns
animais e têm um só gênero. Para indicar o sexo são utilizadas as palavras macho ou fêmea.
Exemplo: Cobra macho cobra fêmea
Peixe macho
peixe fêmea Jacaré macho
jacaré fêmea
* SOBRECOMUNS - São substantivos que designam pessoas
e tem um só gênero tanto para o masculino como para o feminino.
Exemplo: O indivíduo – masculino ou feminino A vítima – masculino ou feminino
* COMUNS DE DOIS GÊNEROS - São substantivos que apresentam uma só
forma para o masculino e para o feminino. A distinção se dá através do artigo,
adjetivo ou pronome.
Exemplo: O motorista a motorista Meu colega minha colega Bom estudante boa estudante
...................................................................................................................................................................
PRONOME - é a palavra que
substitui ou acompanha um substantivo, indicando a pessoa do discurso. Existem três pessoas gramaticais ou
pessoas do discurso:
à 1ª pessoa: a pessoa que fala; à 2ª pessoa: a pessoa
com quem se fala; à 3ª pessoa: a pessoa
de quem se fala.
PRONOMES PESSOAIS - substituem os nomes
e indicam as pessoas do discurso. Os pronomes pessoais dividem-se em: retos e
oblíquos. Classificamos os pronomes em retos
ou oblíquos de
acordo com a função que exercem na oração. Os pronomes do caso reto funcionam
como sujeito da oração; já os pronomes oblíquos funcionam como complemento
PESSOAS
DO DISCURSO
|
RETOS
|
OBLÍQUOS
|
1ª
pessoa singular
|
Eu
|
Me,
mim, comigo.
|
2ª
pessoa do singular
|
Tu
|
Te,
ti, contigo.
|
3ª
pessoa do singular
|
Ele/ela
|
O,
a, lhe, se, si, consigo.
|
1ª
pessoa do plural
|
Nós
|
Nos,
conosco.
|
2ª
pessoa do plural
|
Vós
|
Vos,
convosco.
|
3ª
pessoa do plural
|
Eles/elas
|
Os,
as, lhes, se, si, consigo.
|
Queridos alunos... Esse material impresso é um complemento, um
resumo bem sintetizado que preparei para vocês. É de extrema importância à
leitura dos textos do livro “Novo TELECURSO – PORTUGUÊS – Ensino Fundamental”.
Lembre-se: Não deixe para o amanhã o que se pode fazer hoje. Um grande abraço. Profª Claudia Rocha.
SESI / NOVO TELECURSO / Profª Claudia Rocha
LINGUAGEM: PORTUGUÊS (Agrupamento 08 - Aulas 18, 19 e 20)
Aula 18 – Muitas vezes, a mudança de gênero do substantivo acarreta
mudança de significado. Observe, pares de frases a seguir, o que significa a
palavra em destaque?
- a) O comandante assistiu a troca de GUARDA.
- b) Ele foi advertido pelo GUARDA, pois estava sem camisa.
- a) Um GRAMA é a milésima parte de um quilo.
- b) Por favor, não pise na GRAMA.
- a) O gerente me indicou um CAIXA, que era gentil.
- b) O que estará guardado naquela CAIXA.
- a) Minha CABEÇA está doendo muito.
- b) Quem era o CABEÇA da rebelião?
- a) Sua CARA hoje está meio abatida.
- b) Você viu para onde foi aquele CARA de terno preto?
................................................................................................................................................................
Aula 19 – Reescreva o texto que
se segue, completando-o de forma que faça sentido. Os ( ) deve
ser trocado por uma palavra (a, os, ao, etc.) e ____ deve ser substituído por
uma parte de palavra (letra ou letras).
( ) simpátic___ garçom do restaurante avisou a___ jornalista brasileir___ e a___ intérprete alem___
que ( ) famos___ prato de camarão já havia acabado. ( ) pianista alem___ , que estava com eles,
ficou decepcionad___ , pois queria muito experimentar ess___ delícia.
( ) simpátic___ garçom do restaurante avisou a___ jornalista brasileir___ e a___ intérprete alem___
que ( ) famos___ prato de camarão já havia acabado. ( ) pianista alem___ , que estava com eles,
ficou decepcionad___ , pois queria muito experimentar ess___ delícia.
................................................................................................................................................................
Aula 20 – Esta aula termina
com a seguinte frase: “ ESCOLHER O FINAL DE UMA HISTÓRIA É SEMPRE DEFENDER UM VALOR” . Leia o texto que
se segue. Trata-se de uma fábula, uma narrativa curta que se encerra com uma
lição. Os personagens das fábulas são, quase sempre, animais que falam, mas
nesta, a personagem é uma jovem.
A moça do leite
Uma
moça ia ao mercado equilibrando, na cabeça, uma vasilha de leite. No caminho,
começou a imaginar o lucro que teria com a venda.
__
Com o dinheiro que ganhar com o leite, vou comprar muitos ovos. Ponho os ovos
para chocar. Nem todos estarão bons, mas da maioria sairão pintinhos, que logo
viram galos e galinhas. Levo alguns para vender no mercado. Com o dinheiro da
venda, compro mais ovos. Ponho os ovos para chocar, vendo e logo, com o lucro,
compro uma fazenda de criação. Fico rica e os homens querem casar comigo. Eu
escolho um deles – o mais forte, o mais rico e o mais bonito, claro. Daí eu me
caso com ele. Meu vestido de noiva vai ser lindo. Minhas amigas vão morrer de inveja!
O
contentamento era tanto, que ela sacudiu a cabeça. A vasilha caiu ao chão. O
leite se espalhou pela estrada e, junto com ele, lá se foram todos os belos
sonhos da moça.
Moral: Não se deve contar com o ovo quando ele
ainda está dentro da galinha.
a)
Você
concorda com a moral dessa fábula?
b)
Conhece
alguma história real que confirme ou desminta? Escreva-a e depois leia para a
turma.
c)
Discuta
com seus colegas se a moral da fábula é valida.
d)
Experimente
reescrever a fabula acima, modificando o final e a lição que ela traz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário