SESI / NOVO TELECURSO
/ Profª Claudia Rocha
LINGUAGEM: PORTUGUÊS (Agrupamento
12 – aulas 28, 29 e 30)
Aula 28, 29 e 30 – Conte
uma história - Nestas aulas a
historia gira em torno do carnaval, um assunto no qual a maioria dos
brasileiros é especialista. No dicionário um dos sentidos de carnaval é o de
festa popular. Existem outras manifestações culturais no Brasil que representam
movimentos populares ou tradicionais folclóricas (com música, comida, etc.).
Tem gente que acha que contar historias é coisa só de crianças. Mas não é, não.
Nos contamos histórias a toda hora. Quando você encontra um amigo, na
segunda-feira, não conta a ele o que você fez no fim de semana? E a sua
namorada, mãe, esposa, marido, filhos, amigos? Também não contam histórias da
vida deles para você? Pois é, todos nós contamos as nossas história... e as dos
outros. Você já tinha percebido que a língua não é falada por todos da mesma
maneira. O Severino e o Manecão contaram a historia do incêndio, mas deu
para notar que não contaram da mesma maneira. Pois é, você pode não ter
entendido muitas coisas que o Manecão, o Raimundo e o Tobias falaram, porque
não está acostumado ao jeito deles falarem. Esse é um jeito bastante típico da gíria carioca. Cada região tem
suas gírias, seus falares e suas formas de dizer as coisas. Veja estas
expressões que talvez você não conheça: e ai? à que foi? / marcar
bobeira à
fazer besteira e se dar mal / nego bateu pra gente à alguém nos informou /
troço à
acessório e objetos em geral/ sujo à irresponsável / cara
cheia à
estar bêbado/ porrete à surra / nego à pessoa, individuo.
Algumas
gírias.
Demorex - Só se for agora...
Qual o pó ?- Qual o problema
Seqüelado(a)- Pessoa que diz muita bobagem ou
diz algo completamente fora do contexto. Meio doidão, maluco.
Estrondar- espalhar para todo mundo
Fala sério!- Que ridículo! Pára de palhaçada.
Chapado- Muito legal, muito boa.
Coisinha - Quando você não lembra o
nome da pessoa
Bonitinho- Garoto feinho,
mas arrumadinho.
Cabeça- uma pessoa inteligente, uma
pessoa responsável.
Alôôu!- Para a pessoa acordar, se ligar.
Brôco- desorientado
Buiado- com muito dinheiro.
Balaiada- bronca horrível
Cafundó- fim do mundo
Gaiva- papo furado
Baia- casa
Cubar- vigiar
Caô- mentira
Consumição- preocupação
Fuá- bagunça
Queridos alunos... Esse material impresso é um complemento, um
resumo bem sintetizado que preparei para vocês. É de extrema importância à
leitura dos textos do livro “Novo TELECURSO – PORTUGUÊS – Ensino Fundamental”.
Lembre-se: Não deixe para o amanhã o que se pode fazer hoje. Um grande abraço. Profª Claudia Rocha.
ATIVIDADES DO LIVRO
Aula 28– PÁG 148 – Exercício 2
Existem outras
manifestações culturais no Brasil, que representam movimentos populares ou
tradições folclóricas (como musicas, comidas, etc). Identifique as tradições
folclóricas de sua terra e de seu amigo ao lado, iniciando sua escrita. Em casa com o auxilio de um dicionário
procure mais algumas coisas sobre elas complementando o que já escreveu em
aula.
___________________________________________________________________________
Aula 29 – PÁG 152 e 153 : REESCRITURA
Leia o trecho abaixo, da fala de Raimundo, e
depois faça o que se pede:
“ _ E
aí Manecão, tu acabou com a nossa festa, maluco. Será que tu não verificou como
é que tava os troço lá? Tu é sujo, mermão. Eu sei que foi sujeira, e da grossa.
Sabe o que queria fazer agora? Quebrar tua cara, maluco.”
a) Um dos aspectos
interessantes na fala de Raimundo é que ele não faz as concordâncias nem dos
verbos nem dos substantivos. Reescreva colocando tudo de acordo com a linguagem
formal e cuidada, fazendo as concordâncias.
b) Agora tome mais uma
vez o mesmo trecho e reescreva com outra linguagem, substituindo as palavras
que são da gíria de Raimundo e deixando uma linguagem mais formal.
______________________________________________________________________________
Aula 30 – PÁG 156
Agora, experimente
você escrever uma noticia. Leia aqui a forma inicial e, depois prossiga:
O principal destaque
de uma escola de samba desequilibrou-se e caiu do alto de um carro alegórico,
quebrando ema perna e um braço, em mais um triste acidente neste carnaval.
Reescreva a noticia,
de cinco formas diferentes, valorizando: Quem? Quando? Como? Onde? Por quê?
Siga os exemplos da pág 155, mas não faça igual a do livro, ok?
1) Quem?
2) Quando?
3) Como?
4) Onde?
5) Por quê?
Nenhum comentário:
Postar um comentário