domingo, 4 de novembro de 2012

Português - Agrup 12 (Aulas 28, 29 e 30)


SESI / NOVO TELECURSO  /  Profª Claudia Rocha  
LINGUAGEM: PORTUGUÊS    (Agrupamento 12 – aulas 28, 29 e 30) 

Aula 28, 29 e 30 – Conte uma história -   Nestas aulas a historia gira em torno do carnaval, um assunto no qual a maioria dos brasileiros é especialista. No dicionário um dos sentidos de carnaval é o de festa popular. Existem outras manifestações culturais no Brasil que representam movimentos populares ou tradicionais folclóricas (com música, comida, etc.). Tem gente que acha que contar historias é coisa só de crianças. Mas não é, não. Nos contamos histórias a toda hora. Quando você encontra um amigo, na segunda-feira, não conta a ele o que você fez no fim de semana? E a sua namorada, mãe, esposa, marido, filhos, amigos? Também não contam histórias da vida deles para você? Pois é, todos nós contamos as nossas história... e as dos outros. Você já tinha percebido que a língua não é falada por todos da mesma maneira. O Severino e o Manecão contaram a historia do incêndio, mas deu para notar que não contaram da mesma maneira. Pois é, você pode não ter entendido muitas coisas que o Manecão, o Raimundo e o Tobias falaram, porque não está acostumado ao jeito deles falarem. Esse é um jeito bastante típico da gíria carioca. Cada região tem suas gírias, seus falares e suas formas de dizer as coisas. Veja estas expressões que talvez você não conheça: e ai? à que foi? / marcar bobeira à fazer besteira e se dar mal / nego bateu pra gente à alguém nos informou / troço à acessório e objetos em geral/ sujo à irresponsável / cara cheia à estar bêbado/ porrete à surra / nego à pessoa, individuo.
Algumas gírias.

Demorex - Só se for agora...
Qual o pó ?- Qual o problema

Seqüelado(a)- Pessoa que diz muita bobagem ou diz algo completamente fora do contexto. Meio doidão, maluco.
Estrondar- espalhar para todo mundo

Fala sério!- Que ridículo! Pára de palhaçada.
Chapado- Muito legal, muito boa.

Coisinha - Quando você não lembra o nome da pessoa
Bonitinho- Garoto feinho, mas arrumadinho.
Cabeça- uma pessoa inteligente, uma pessoa responsável.


Alôôu!- Para a pessoa acordar, se ligar.
Brôco- desorientado
Buiado- com muito dinheiro.
Balaiada- bronca horrível
Cafundó- fim do mundo
Gaiva- papo furado
Baia- casa
Cubar- vigiar
Caô- mentira
Consumição- preocupação
Fuá- bagunça




Queridos alunos...  Esse material impresso é um complemento, um resumo bem sintetizado que preparei para vocês. É de extrema importância à leitura dos textos do livro “Novo TELECURSO – PORTUGUÊS – Ensino Fundamental”. Lembre-se: Não deixe para o amanhã o que se pode fazer hoje.          Um grande abraço.              Profª Claudia Rocha.





ATIVIDADES DO LIVRO

Aula 28– PÁG 148 – Exercício 2

Existem outras manifestações culturais no Brasil, que representam movimentos populares ou tradições folclóricas (como musicas,  comidas, etc). Identifique as tradições folclóricas de sua terra e de seu amigo ao lado, iniciando sua escrita.  Em casa com o auxilio de um dicionário procure mais algumas coisas sobre elas complementando o que já escreveu em aula.
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Aula 29 – PÁG 152 e 153 : REESCRITURA

Leia o trecho abaixo, da fala de Raimundo, e depois faça o que se pede:

“ _ E aí Manecão, tu acabou com a nossa festa, maluco. Será que tu não verificou como é que tava os troço lá? Tu é sujo, mermão. Eu sei que foi sujeira, e da grossa. Sabe o que queria fazer agora? Quebrar tua cara, maluco.”

a) Um dos aspectos interessantes na fala de Raimundo é que ele não faz as concordâncias nem dos verbos nem dos substantivos. Reescreva colocando tudo de acordo com a linguagem formal e cuidada, fazendo as concordâncias.

b) Agora tome mais uma vez o mesmo trecho e reescreva com outra linguagem, substituindo as palavras que são da gíria de Raimundo e deixando uma linguagem mais formal.

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Aula 30 – PÁG 156

Agora, experimente você escrever uma noticia. Leia aqui a forma inicial e, depois prossiga:

O principal destaque de uma escola de samba desequilibrou-se e caiu do alto de um carro alegórico, quebrando ema perna e um braço, em mais um triste acidente neste carnaval.

Reescreva a noticia, de cinco formas diferentes, valorizando: Quem? Quando? Como? Onde? Por quê? Siga os exemplos da pág 155, mas não faça igual a do livro, ok?

1) Quem?

2) Quando?

3) Como?

4) Onde?

5) Por quê?





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