SESI / NOVO TELECURSO
/ Profª Claudia Rocha
LINGUAGEM: PORTUGUÊS (Agrupamento
09 – aula 21)
Aula 21 – Gente das palavras. Fala, jornalista! Nesta aula vimos:
Em muitas feiras do interior do país, ainda
se pode encontrar um cidadão que vive de escrever cartas para os outros. Mas
há, também, outros tipos de profissionais das letras, especialistas em língua
escrita e falada, gente das palavras. Gente que faz da língua o seu oficio,
gente das palavras. O repórter preocupasse com a linguagem, com o assunto o
qual escreve. Esforçasse para explicar
os acontecimentos em suas partes; e a marca da imparcialidade, isto é, o
esforço de explicar os acontecimentos sem tomar partido de um lado ou de outro.
Sabemos que diferentes jornais apresentam a mesma noticia de maneiras também
diferentes. As vezes, chega a ponto de parecer que nem é a mesma noticia. Cada
ambiente de trabalho tem palavras e expressões próprias, que formam o que se
conhece por JARGÃO PROFISSIONAL. A nossa
Cenatexto utilizou algumas delas, pois entramos no ambiente dos jornais e dos
jornalistas.
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ATIVIDADE DO LIVRO – CONVERSA
Aula 21 – PÁG 109 – Vamos debater, discutir com seus colegas,
seus amigos e companheiros. É um momento de parada para pensar diferente. Hoje
é principalmente dia de falar, de trocar ideias – mas nada impede que você escreva
que converse por escrito. Não é preciso chegar a conclusões finais, nem é
preciso, de modo algum que as pessoas tenham as mesmas opiniões. É saudável
pensar diferente, desde que, naturalmente, cada um respeite as opiniões dos
outros.
1. É mais fácil falar em publico ou escrever
para o público? Por quê?
2. O que é mais necessário para escrever bem:
talento ou esforço?
3. Política é uma coisa complicada? Por quê?
4. É possível para um jornalista, ou para qualquer
pessoa, ser totalmente imparcial? Por quê?
5. Para Villa-Boas Correia, não é possível
ser o mesmo jornalista e militante de um partido político. Essa também é a sua
opinião? Por quê?
6. Para você, os jornais e os jornalistas
dizem a verdade? Por quê?
7. É preciso ter caráter para ser jornalista?
Por quê?
8. O que é mais importante: manter o emprego
ou manter a independência do pensamento? Por quê?
9. Na Cenatexto, afirmou-se que a liberdade
de imprensa é “um dos pilares de sustentação de qualquer regime que pretenda
ser democrático”. Você concorda com isso?
10. Se o jornalista tem acesso a informações
sobre a vida particular de um cidadão (por exemplo, um artista ou um político),
deve divulgá-las? Há, para você, situações específicas que a liberdade total da
imprensa deveria ser contida – em que o próprio jornal ou jornalista censuraria
a si mesmo e não divulgaria as notícias?
11. O que você entende da afirmação de um
filosofo Frances, chamado Voltaire a respeito das ideias de um adversário
político:
“
Discordo de todas as palavras que dizes,
mas
defendo até a morte o teu direito de dizê-las.”
Queridos alunos... Esse material impresso é um complemento, um
resumo bem sintetizado que preparei para vocês. É de extrema importância à
leitura dos textos do livro “Novo TELECURSO – PORTUGUÊS – Ensino Fundamental”.
Lembre-se: Não deixe para o amanhã o que se pode fazer hoje. Um grande abraço. Profª Claudia Rocha.
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