domingo, 4 de novembro de 2012

Português - Agrup 05 (Aula 11)


SESI / NOVO TELECURSO  /  Profª Claudia Rocha 
LINGUAGEM: PORTUGUÊS      (Agrupamento 05 - Aula 11) 

CONTO: PLEBICÍTO
Arthur Azevedo
A cena passa-se em 1890.

A família está toda reunida na sala de jantar.
O senhor Rodrigues palita os dentes, repimpado numa cadeira de balanço. Acabou de comer como um abade.
Dona Bernardina, sua esposa, está muito entretida a limpar a gaiola de um canário belga.
Os pequenos são dois, um menino e uma menina. Ela distrai-se a olhar para o canário. Ele, encostado à mesa, os pés cruzados, lê com muita atenção uma das nossas folhas diárias.
Silêncio
De repente, o menino levanta a cabeça e pergunta: 
— Papai, que é plebiscito?
O senhor Rodrigues fecha os olhos imediatamente para fingir que dorme.
O pequeno insiste: 
— Papai?
Pausa:
— Papai?
Dona Bernardina intervém: 
— Ó seu Rodrigues, Manduca está lhe chamando. Não durma depois do jantar, que lhe faz mal.
O senhor Rodrigues não tem remédio senão abrir os olhos. 
— Que é? que desejam vocês?
— Eu queria que papai me dissesse o que é plebiscito.
— Ora essa, rapaz! Então tu vais fazer doze anos e não sabes ainda o que é plebiscito?
— Se soubesse, não perguntava.
O senhor Rodrigues volta-se para dona Bernardina, que continua muito ocupada com a gaiola: 
— Ó senhora, o pequeno não sabe o que é plebiscito!
— Não admira que ele não saiba, porque eu também não sei. 
— Que me diz?! Pois a senhora não sabe o que é plebiscito? 
— Nem eu, nem você; aqui em casa ninguém sabe o que é plebiscito.
— Ninguém, alto lá! Creio que tenho dado provas de não ser nenhum ignorante!
— A sua cara não me engana. Você é muito prosa. Vamos: se sabe, diga o que é plebiscito! Então? A gente está esperando! Diga!...

— A senhora o que quer é enfezar-me!

— Mas, homem de Deus, para que você não há de confessar que não sabe? Não é nenhuma vergonha ignorar qualquer palavra. Já outro dia foi a mesma coisa quando Manduca lhe perguntou o que era proletário. Você falou, falou, falou, e o menino ficou sem saber!
— Proletário — acudiu o senhor Rodrigues — é o cidadão pobre que vive do trabalho mal remunerado.

— Sim, agora sabe porque foi ao dicionário; mas dou-lhe um doce, se me disser o que é plebiscito sem se arredar dessa cadeira!
— Que gostinho tem a senhora em tornar-me ridículo na presença destas crianças!
— Oh! ridículo é você mesmo quem se faz. Seria tão simples dizer: — Não sei, Manduca, não sei o que é plebiscito; vai buscar o dicionário, meu filho.
O senhor Rodrigues ergue-se de um ímpeto e brada:
— Mas se eu sei!
— Pois se sabe, diga!
— Não digo para me não humilhar diante de meus filhos! Não dou o braço a torcer! Quero conservar a força moral que devo ter nesta casa! Vá para o diabo!
E o senhor Rodrigues, exasperadíssimo, nervoso, deixa a sala de jantar e vai para o seu quarto, batendo violentamente a porta.
No quarto havia o que ele mais precisava naquela ocasião: algumas gotas de água de flor de laranja e um dicionário...
A menina toma a palavra:
— Coitado de papai! Zangou-se logo depois do jantar! Dizem que é tão perigoso!
— Não fosse tolo — observa dona Bernardina — e confessasse francamente que não sabia o que é plebiscito!
— Pois sim — acode Manduca, muito pesaroso por ter sido o causador involuntário de toda aquela discussão — pois sim, mamãe; chame papai e façam as pazes.
— Sim! Sim! façam as pazes! — diz a menina em tom meigo e suplicante. — Que tolice! Duas pessoas que se estimam tanto zangaram-se por causa do plebiscito!
Dona Bernardina dá um beijo na filha, e vai bater à porta do quarto:
— Seu Rodrigues, venha sentar-se; não vale a pena zangar-se por tão pouco.
O negociante esperava a deixa. A porta abre-se imediatamente.
Ele entra, atravessa a casa, e vai sentar-se na cadeira de balanço.
— É boa! — brada o senhor Rodrigues depois de largo silêncio — é muito boa! Eu! eu ignorar a significação da palavra plebiscito! Eu!...
A mulher e os filhos aproximam-se dele.
O homem continua num tom profundamente dogmático:
— Plebiscito...
E olha para todos os lados a ver se há ali mais alguém que possa aproveitar a lição.
— Plebiscito é uma lei decretada pelo povo romano, estabelecido em comícios.
— Ah! — suspiram todos, aliviados.
— Uma lei romana, percebem? E querem introduzi-la no Brasil! É mais um estrangeirismo!...


  1. Escolha uma palavra ou expressão que possa substituir a que está destacada.
  1. “O senhor Rodrigues palita os dentes, REPIMPADO numa cadeira de balanço.”
  2. “Dona Bernardina, sua esposa, está muito ENTRETIDA a limpar a gaiola de um canário belga.”
  3. “E o senhor Rodrigues, EXASPERADÍSSIMO, nervoso, deixa a sala de jantar...”
  4. “...muito PESAROSO por ter sido o causador involuntário de toda aquela discussão...”

  1. Qual a alternativa correta?
a)     Um tom DOGMÁTICO é:
(    ) ameaçador                  (    ) meloso                 (    ) pedante                (    ) amigável.

b)    Um ÍMPETO é o mesmo que:
(    ) acontecimento imprevisto;                                          (    ) careta apavorante;
(    ) movimento precipitado;                                              (    ) gesto comedido.


3. ATIVIDADE DO LIVRO: DICIONÁRIO (exercício 3 – pág. 63) - Agora vamos examinar uma página do Minidicionário Aurélio da Lingua Portuguesa ( o “Aurelinho”) reproduzida para você no seu livro do Novo Telecurso página 62. Depois complete as frases com palavras da página 477 do dicionário. Repare bem o contexto. Você pode ate achar mais de uma palavra.
a) Minha nota no teste foi ______________________________ a sua. Também, estudei muito menos que você.
b) Minha nossa, ele está fazendo um discurso ___________________________. Parece que não acaba nunca!
c) O aumento dos combustíveis e remédios foi a maior causa da ____________________________ no período.
d) A polícia só conseguiu prender a quadrilha após a ____________ de um de seus agentes entre os bandidos.
e) A renda deve ser um novo recorde: uma _______________________________ de pessoas lotava o estádio.

4. Caça-palavras:  Procure no quadro as palavras que completam as frases a seguir.


a. Nesta aula vimos a utilidade do ____________________________
b. O autor do texto que lemos é ____________________________
c. Manduca queria saber o que era ____________________________
d. No dicionário, as palavras aparecem em _________________
e. A palavra ______________ está na página 477 do Minidicionário.
f. A última palavra da página 477 é___________________________
g. O nome da esposa de seu Rodrigues é__________________


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5. Numere as séries de palavras a seguir de acordo com a ordem alfabética.

a)      (    ) parafernália   (    ) panfleto   (    ) produtivo     (    ) permuta       (    ) perguntar        (    ) polissemia
 (    ) púpura            (    ) plasma    (    ) pirulito        (    ) psicólogo        (    ) proteção        (    ) pretoria


b)     (    ) antagonismo    (    ) anterior          (    ) andróide       (    ) âncora        (    ) anel          (    ) animal   
(    ) anular               (    ) anfíbio         (    ) analfabeto    (    ) ansioso      (    ) ancestral    (    ) anestesia


c)     (    ) geração         (    ) gincana         (    ) guaraná          (    ) guitarra         (    ) gilete        (    ) grumete  
(    ) goiaba           (    ) gargalhada    (    ) germinação    (    ) gamação      (    ) glorioso    (    ) gingado

Aula 11 – Quem tem medo do dicionário?  Nesta aula vimos à importância do uso correto do dicionário para escrevermos corretamente. O dicionário é um livro em que as palavras aparecem em ordem alfabética, acompanhada de seus significados. É um livro importantíssimo para ajudar no entendimento dos textos e das conversas, pois ninguém conhece completamente as milhares de palavras do idioma (as atuais, as que vão caindo em desuso e as que vão surgindo ). Quando lemos e encontramos palavras desconhecidas ou que nos deixem em duvida, devemos consultar um dicionário. No dicionário as palavras apresentam muitos significados, e compete ao leitor descobrir o sentido das palavras, de acordo com o texto que está lendo, isto é, de acordo com o contexto. Para manusear o dicionário, é preciso: conhecer bem a ordem alfabética; consultar, no inicio do dicionário, a pagina que explica as siglas e as abreviaturas utilizadas, como s.m. (substantivo masculino), s.f. (substantivo feminino), num. (numeral), sing. (singular), pl. (plural). É importante que você tenha e utilize um dicionário. O maior dicionário em português, o HOUAISS, traz mais de 228 mil palavras. Ele levou dez anos para ficar pronto e contou com o trabalho de 140 pessoas. O primeiro dicionário foi publicado na China, no ano 150 a.C.


Queridos alunos...  Esse material impresso é um complemento, um resumo bem sintetizado que preparei para vocês. É de extrema importância à leitura dos textos do livro “Novo TELECURSO – PORTUGUÊS – Ensino Fundamental”. Lembre-se: Não deixe para o amanhã o que se pode fazer hoje.          Um grande abraço.              Profª Claudia Rocha.

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