domingo, 4 de novembro de 2012

Português - Agrup 19 (Aulas 44, 45 e 46)


SESI / NOVO TELECURSO  /  Profª Claudia Rocha  
LINGUAGEM: PORTUGUÊS    (Agrupamento 19 – aulas 44, 45 e 46) 

Aulas 44, 45 e 46 – Alguma Ocorrência?  -  Nesta aula vimos: Numerais Ordinais e cardinais "Essa mulher é dez" Na vida escolar, todos nós um dia aprendemos os numerais, aquela classe de palavras que trata dos números. "Um, dois, três..." são os cardinais, que indicam quantidade. "Primeiro, segundo, terceiro..." são os ordinais, que indicam ordem. Depois temos "dobro, triplo, quádruplo...", que são os multiplicativos. Temos ainda "um meio, um terço, um quarto...", que são os fracionários. Os numerais podem adquirir maior expressividade quando assumem outras funções gramaticais.Vamos a um trecho da canção "Corações a mil", gravada pela cantora Marina Lima: Minhas ambições são dez dez corações de uma vez pra eu poder me apaixonar dez vezes a cada dia setenta a cada semana trezentas a cada mês...A letra diz: "Essa mulher é dez". Por que "dez"? Porque vem de "nota dez", a nota máxima. O numeral deixa de ter valor numérico e passa a ter valor de adjetivo. No verso "minhas ambições são dez", podemos ter um duplo sentido. Elas são "dez" porque são maravilhosas, são valiosas. Ou são mesmo dez ambições.  Em seguida, Gilberto Gil (autor da letra) começa a fazer contas na letra da música: se forem dez vezes por dia, são setenta em uma semana e trezentas em um mês. É mesmo um modo criativo de utilizar os numerais, reforçando o exagero para mostrar a força da idéia. A começar pela letra da música, "Corações a mil". Nós usamos muito essa expressão, "hoje estou a mil", ou seja, "estou a mil por hora", "estou com o gás todo”.
Saiba onde fazer o boletim de ocorrência on line em caso de acidentes de trânsito: Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, a primeira providência de quem se envolve em um acidente sem vítimas é "remover o veículo do local, quando necessária tal medida para assegurar a segurança e a fluidez do trânsito". Não remover o veículo é considerado uma infração de trânsito de natureza média. As autoridades de trânsito recomendam ainda que a Polícia Militar seja informada do acidente através do telefone 190 e que seja feito um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima do local. O que pouca gente sabe é que, em alguns estados, o boletim de ocorrência também pode ser feito pela internet. Atualmente, o registro de ocorrência para acidentes de trânsito sem vítimas pela internet está disponível em apenas quatro estados. E não é fácil encontrá-lo: não há link para as páginas que oferecem o serviço nos sites dos Detrans. Confira abaixo uma lista dos estados que possuem o serviço e o endereço dos sites onde é possível fazer o boletim de ocorrência on line. Vale lembrar que essa opção só vale para acidentes de trânsito sem vítimas. Caso haja vítimas, a Polícia Militar deverá ser obrigatoriamente chamada ao local do acidente.

....................................................................................................................
Queridos alunos...  Esse material impresso é um complemento, um resumo bem sintetizado que preparei para vocês. É de extrema importância à leitura dos textos do livro “Novo TELECURSO – PORTUGUÊS – Ensino Fundamental”. 
................................................................................................................

Interpretação de Texto: Agora vamos praticar!!! Releia com calma a cenatexto e responda as questões individualmente:
1)     Por que o motorista do ônibus não pode dar a partida?
2)     Quando o guarda ordenou que alguém descesse do ônibus, ninguém se mexeu. Por que?
3)     Na cenatexto apareceu esta observação sobre a atitude do passageiro que desceu depois do velhinho “ Um deles, já irritado e por mais perto da porta, cometeu a imprudência de deixar o onibus para buscar de novo o guarda que já ia longe”. Por que o autor disse que o passageiro foi imprudente?
4)     Com quantos passageiros em pé o ônibus acabou partindo?
5)     Que motivo justifica a descida do motorista, do trocador e dos passageiros do ônibus?
6)     Qual foi a razão de tanta confusão?
7)     Por que a multidão caiu em cima do garoto escurinho que estava no meio da confusão?


ATIVIDADE EM DUPLAS
Você também vai entrar nessa historia com algum amigo. Para isso, você e mais um amigo serão os supervisores e, como tal, farão o registro das ocorrências de atraso que envolve os dois ônibus. A ocorrência nº 1 refere-se aos fatos narrados na aula 44; a ocorrência nº 2, aos fatos da aula 45. Como supervisores, vocês conhecem os fatos a partir do que ouvirão, isto é, vocês conhecem apenas a versão dos motoristas. Essas versões estão representadas nos quadrinhos. Observe-os novamente na página 36 e 37. Atenção, vocês vão registrar apenas o que vocês ouvirão. Nada de dar informações que não aparecem nos quadrinhos. Os dois relatos devem ser bem resumidos, mas os pontos fundamentais não podem ser omitidos. Siga a sugestão que damos a seguir.

...............................................................................................................................................................................................................

OCORRENCIA Nº 1
LOCAL: _________________________________________    DATA: ________/________/_________
            No final da tarde, Elias chegou a garagem para a troca do turno com um atraso de quarenta e cinco minutos. O motorista alegou que o atraso deve-se a um problema com o numero de passageiros _______________________

 ..............................................................................................................................................................

Ao terminar de escrever releia seu texto e refaça o que não estiver bom. Depois, inicie a redação da segunda ocorrência.
OCORRENCIA Nº 2
LOCAL: _________________________________________    DATA: ________/________/_________
            O motorista Fernando atrasou o trajeto em uma hora. O motivo alegado por ele é meio confuso, visto que falou de um assalto e depois acabou explicando que não houve nenhum ___________________________________

.............................................................................................................................................................

Nenhum comentário: